03 janeiro 2017

Dinâmicas:Jogo de Cartas a la Super Trunfo


Estou sempre em constante busca de estratégias para despertar o interesse dos meus alunos do ensino fundamental II pela Geografia. O tema em questão é “Estados do Brasil”. Como sou adepto das atividades dinâmicas, logo pensei em algum tipo de jogo... mas, qual?
Após algumas pesquisas e buscas, encontrei um caminho: Super Trunfo!
Pra quem não lembra, Super Trunfo é um jogo de cartas colecionáveis distribuído no Brasil pela Grow, que consiste em tomar todas as cartas em jogo dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta, como por exemplo, velocidadealtura, longevidade, etc. O jogo comporta de dois a oito participantes e tem classificação livre, podendo ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada.
Porém, muitos o consideram um jogo de azar, porque, antes de começar a disputa, as cartas se misturam e, além disso, não depende de habilidade alguma do jogador e sim de sorte. Este seria o principal obstáculo. Assim, como transformar (ou adaptar) em uma atividade educativa um jogo que se vale principalmente da sorte do participante/competidor?

Flipped classroom
Utilizando o princípio das salas de aulas invertidas, preparei, primeiramente, uma tabela com várias informações estatísticas sobre os Estados e o Distrito Federal, tais como: área, capital, população, densidade demográfica, número de municípios, etc. Depois, essa tabela será disponibilizada aos alunos via e-mail, whatsApp ou download, para leitura, estudo e preparação para o “jogo” a ser realizado em sala de aula.

As cartas
Porém, antes de tudo isso, eu já havia elaborado, desenhado e confeccionado as cartas. Cada baralho contém 26 cartas representando os Estados, 1 carta com o Distrito Federal, 5 cartas consolidando as Regiões e 1 carta com o mapa do Brasil.
Cada carta contém as seguintes informações:



As regras do jogo
Objetivo:
Ficar com todas as cartas do baralho.
Preparação:
As cartas são distribuídas em número igual para cada um dos jogadores. Cada jogador forma seu monte e só vê a primeira carta da pilha. Como vimos anteriormente, as cartas possuem informações como: área (km2), Densidade demográfica (hab/km2), número de municípios e população estimada. É com estas informações que cada um vai jogar.
O jogo
O primeiro a jogar escolhe, entre as informações contidas em sua primeira carta, aquela que julgar ter o valor capaz de superar o valor da mesma informação que se encontra na carta que seus adversários têm em mãos. Por exemplo: se escolher a informação área(km2), menciona-a em voz alta e abaixa a carta na mesa. Imediatamente todos os outros jogadores abaixam a primeira carta de suas pilhas e conferem o valor da informação. Quem tiver o valor mais alto ganha as cartas da mesa e as coloca embaixo de sua pilha.
O próximo jogador será o que venceu a rodada anterior. Assim prossegue o jogo até que um dos participantes fique com todas as cartas do baralho, vencendo a partida.
Se dois ou mais jogadores abaixam cartas com o mesmo valor máximo, os demais participantes deixam suas cartas na mesa e a vitória é decidida entre os que empataram. Para isso, quem escolheu inicialmente diz um novo item de sua próxima carta, ganhando as cartas da rodada quem tiver o valor mais alto.
O participante cuja carta da rodada for a que mostra o mapa do Brasil, automaticamente ganha a rodada.
E o fator sorte?
Embora sua influência não possa ser desconsiderada, torna-se inferior ao conhecimento que o aluno obteve ao estudar a tabela disponibilizada. Por exemplo: se a carta for a que representa o Estado do Amazonas, com certeza ele deverá escolher a informação sobre área(km2) pois esse Estado é o maior do Brasil. Porém, se a informação escolhida for Densidade demográfica, o risco de perder a rodada será grande, pois esse Estado é o que tem uma das menores densidades demográficas do país. Portanto, o conhecimento das informações torna-se primordial para o sucesso no jogo.
Certamente, num primeiro evento, talvez pouquíssimos alunos entendam a importância de dar atenção à tabela, previamente encaminhada, com todas as informações. Isso poderá ser tema de reflexão após a atividade. Assim, a expectativa para uma revanche, com certeza demandará uma preparação melhor por parte de todos.

Próximo passo:

Primeiro o Brasil, depois... o mundo! Já estão na prancheta de projetos: América, Europa. África, etc.


11 comentários:

  1. Olá. Gostei mto de sua ideia.teria como me passar esse material para trabalhar com meus alunos do 7 ano..desde ja obrigada. Email maurabmeira@gmail.com

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  2. Muito interessante este jogo! Amei!

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  3. Seria possível enviar por e-mail? Vc já me enviou o dominó. Tb muito legal!

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  4. Seria possivel o acesso ao jogo?
    kelianekeli@hotmail.com

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  5. Olá, professor Marcos. Seria possível enviar esse material por e-mail? Estou encantado com tuas atividades.
    ruiromanini1@gmail.com

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  6. Oi Parabéns pela ideia! Teria como compartilhar? andersonpinheiral@oi.com.br

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  7. olá...gostaria também de receber.
    magalhaesqueila@gmail.com

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  8. olá ...também gostaria de receber.
    magalhaesqueila@gmail.com
    obrigada

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  9. Gostaria muito de ter acesso ao material. Me envie por favor. prof.geo.henrique@gmail.com
    Obrigado

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  10. Anônimo5/5/17 13:55

    Muito bem pensado! Eu gostaria de ter esse material do Super Trunfo. Pode ser por email?

    mauriciogedoz@hotmail.com

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  11. Olá gostaria de receber este jogo meus alunos irão adorar

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