04 maio 2017

Dinâmicas: Dominó da África

Continuando minha volta ao mundo através dos meu dominós didáticos, chegou a vez da África: países, territórios, bandeiras e capitais

Assim, vou completando o material para as dinâmicas que realizarei com as minhas turmas dos 9º ano. Europa, Ásia e África fazem parte do conteúdo letivo deste ano. Ainda está faltando a Oceania.

Como os demais jogos da série, o objetivo deste jogo é combinar a bandeira do País com o seu respectivo mapa e Capital. Pra ajudar na empreitada, incluí abaixo de cada bandeira o nome do País e, dentro de cada mapa a sua respectiva Capital.


Seguindo o modelo do “América”, do “Europa” e do “Ásia”, desenvolvi este jogo também em duas versões.

A primeira conta com 55 peças. Além de 1 peça ‘curinga’, inclui:

54 Países: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Fasso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Comores, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malauí, Mali, Marrocos, Maurício, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Senegal, Serra Leoa, Somália, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Já a segunda versão tem 60 peças. 
Além dos países relacionados acima, conta com o acréscimo dos territórios: 
Mayotte, Reunião, ‘Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha’, ‘Ceuta e Melilla’, além de 2 cartas ‘curinga’.


A fórmula para a utilização deste jogo é a mesma das outras séries. Vou aplicar nas minhas aulas logo depois de passada e repassada toda a matéria sobre a África. Como de costume, levo para a sala de aula até seis jogos. Daí, divido a turma em grupos para que possam jogar. Os vencedores de cada grupo disputam a final, valendo nota!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...