04 maio 2017

Dinâmicas: Dominó da Ásia

A coleção está aumentando. Feito a “toque de caixa”, mais um continente pronto! Apresento-lhes o dominó didático, Ásia: países, territórios, bandeiras e capitais

Com certeza pretendo utilizá-lo efetivamente com as minhas turmas dos 9º ano no segundo semestre, uma vez que, além da Europa e África, a Ásia também faz parte do conteúdo letivo deste ano.

O objetivo do jogo é combinar a bandeira do País com o seu respectivo mapa e Capital. Pra ajudar na empreitada, incluí abaixo de cada bandeira o nome do País e, dentro de cada mapa a sua respectiva Capital.

Seguindo o modelo do “América” e do “Europa”, desenvolvi este jogo também em duas versões.

A primeira conta com 50 peças. Além de 5 peças ‘curinga’, inclui:

45 Países: Afeganistão, Arábia Saudita, Bangladesh, Barein, Brunei, Butão, Camboja, Catar, Cazaquistão, China, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, parte asiática da Rússia, Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuweit, Laos, Líbano, Malásia, Maldivas, Mianmar, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Quirguistão, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan (Formosa), Timor-Leste, Turcomenistão, parte asiática da Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

Já a segunda versão tem 60 peças. 
Além dos países relacionados acima, conta com o acréscimo dos territórios: 
Ilha Christimas, Ilhas Keelings e Chagos, além de 7 cartas ‘curinga’.


Vou aplicar nas minhas aulas logo depois de passada e repassada toda a matéria sobre a Ásia. Como de costume, levo para a sala de aula até seis jogos. Daí, divido a turma em grupos para que possam jogar. Os vencedores de cada grupo disputam a final, valendo nota!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...