01 maio 2017

Dinâmicas: Dominó da Europa


Este deu muito trabalho, mas finalmente está pronto! Com vocês, o meu mais novo dominó didático, Europa: países, bandeiras e capitais

Vou utilizá-lo efetivamente com as minhas turmas dos 9º ano, uma vez que Europa faz parte do conteúdo letivo deste ano.

Assim como os demais jogos de dominó, o objetivo do jogo é combinar a bandeira do País com o seu respectivo mapa e Capital. Pra ajudar na empreitada, incluí abaixo de cada bandeira o nome do País e, dentro de cada mapa a sua respectiva Capital.

Seguindo o modelo do “América”, desenvolvi o jogo também em duas versões.

A primeira conta com 50 peças. Além de 1 peça ‘curingas’, inclui:

49 Países: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaidjão, Belarus, Bélgica, Bósnia-Hezergóvina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugual, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíca, Turquia, Ucrânia e Vaticano.
Obs.: Aqui, o Reino Unido está agrupando, numa peça só, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Já a segunda versão tem 60 peças. 
Além das relacionadas acima, conta com o acréscimo dos territórios: 
Gibraltar, Ilhas do Canal, Ilhas Faroe, Svalbard e Ilhas Aland, além de 4 cartas ‘curinga’.


Depois de passada e repassada toda a matéria sobre a Europa, costumo levar para a sala de aula até seis jogos. Daí, divido a turma em grupos para que possam jogar. Os vencedores de cada grupo disputam a final, valendo nota!





Um comentário:

  1. Professor
    Tinha solicitado somente aquele da América, não tinha visto a promoção acima. Ficarei com a promoção, visto a diversidade de material que vem.
    Repasse o a conta por email
    jd.santi25@gmail.com

    Att

    Juliano

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...