26 fevereiro 2018

GeoBingo África

publicado: 26/02/2017  atualizado: 10/05/2023

lista de jogos / Geografia / GoeBingo África



 jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


Vamos lá, mais uma vez:
Começo de ano, finalzinho das férias, início do ano letivo, feriados, e a oficina de jogos do Classe Invertida a ‘pleno vapor’! Muito trabalho e, por que não, diversão!
Depois do sucesso do GeoBingo Brasil Estados e Capitais e do GeoBingo América, resolvi, de uma vez por todas completar essa linha de jogos e, de quebra, fazer também uma edição especial”.

O resultado? Sete novos jogos!!! O primeiro da ‘fornada’ foi o GeoBingo Europa. o Segundo? GeoBingo Ásia. Vamos, então, ao terceiro:

GeoBingo África

Relembrando um dos meus ‘posts’... [não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. Pois bem, o nosso bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia]. Seguindo a linha didática, desenvolvi este quarto jogo, agora contemplando os países do continente Africano. Assim como o GeoBingo Europa e o GeoBingo Ásia, este GeoBingo África também é ideal para as turmas do 9º ano e para os alunos do ensino médio, além das turmas de cursos técnicos e superiores, tais como Comércio Exterior e Logística.

APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

Material
Este jogo é composto por 50 cartelas contendo, cada uma, 12 quadros com informações aleatórias tais como a bandeira de um dos 54 países, ou sobre a localização de uma capital, além de aspectos do relevo e limites do continente africano, e até de locais famosos.

Veja um exemplo detalhado de uma das cartelas:


Além disso, apresenta também 68 fichas, sendo 12 com perguntas direcionadas ao tema, ou seja, África, tais como as do exemplo abaixo e as outras 54 fichas com as bandeiras dos países: 


Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartelas e as fichas:




Regras
As regras para se jogar o GeoBingo África são muito simples:
- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 quadros aleatórios em cada uma.
- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Se a pergunta sorteada for "Qual é a capital do Egito?", o estudante deverá verificar em sua cartela se consta o quadro com o mapa do país onde está escrito “Cairo”. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra esse mapa.
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas.
- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor.


O jogo
Seguindo as regras, o estudante deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. A cartela será declarada inválida caso exista informações falsas ou incorretas.
O jogo poderá continuar até que todos tenham preenchido suas cartelas conforme a forma designada pelo professor.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GoeBingo África