18 março 2018

GeoBingo Brasil - 2ª edição

publicado: 18/03/2018  atualizado: 03/05/2023

lista de jogos / Geografia / GeoBingo Brasil - 2ª edição


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)



Em julho do ano passado, lancei o meu primeiro jogo de bingo geográfico, à época denominado GeoBingo Estados e Capitais do Brasil. Realmente foi um sucesso. De lá pra cá, foi um dos jogos mais requisitados pelos professores.

A cartela tinha apenas os mapas do Estados em preto e branco. Lembro que desenvolvi o layout assim para economizar tinta na impressão.

Se clicar aqui, poderá rever esse ‘post’ de lançamento, onde, além de apresentar o jogo, dou todos os detalhes, dicas e regras para jogá-lo.

O tempo foi passando e fui desenvolvendo e lançando novos jogos, inclusive na linha dos bingos.

O GeoBingo América também é um sucesso. Recentemente, lancei de uma vez só os GeoBingos Europa, Ásia, África e Oceania, além de um relacionado à Copa do Mundo da Rússia, o GeoBingo Seleções.

Os detalhes e as semelhanças entre esses GeoBingos de países são, além do colorido das cartelas, as mais variadas informações incluídas, tais como relevo, limites e lugares. Por isso, pensei e senti que era o momento de, digamos, atualizar o GeoBingo Estados e Capitais do Brasil nos mesmos moldes.
Assim, fico muito feliz em apresentar a 2ª edição desse jogo, agora intitulada: 


GeoBingo Brasil – 2ª edição.


Não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. O nosso bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. 

Assim, desenvolvi este jogo abrangendo os Estados do Brasil, O Distrito Federal e as Regiões, nos temas específicos de bandeiras, mapas e capitais. Ideal para as turmas do 4º ao 7º ano, e para os alunos do 8º e 9º como revisão de matéria.

Material

O jogo é composto por 44 cartelas contendo, cada uma, 12 informações aleatórias dos Estados do Brasil, do Distrito Federal e das 5 Regiões. Algumas, com o mapa ou a bandeira do respectivo Estado, outras, com a localização e o nome da Capital.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartelas:


Além disso, traz também 90 fichas com perguntas direcionadas ao tema, Estados do Brasil: mapas, bandeiras e capitais, tais como as do exemplo abaixo:




apresentação:




Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartelas e as fichas:



Regras

As regras para se jogar o GeoBingo Brasil – 2ª Edição, são muito simples:

- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 quadros aleatórios em cada uma.
- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Se a pergunta sorteada for "Qual é a capital do Rio Grande do Sul?", o estudante deverá verificar em sua cartela se consta o quadro com o mapa do Estado onde está escrito “Porto Alegre”. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra esse mapa.
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas.
- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor.


O jogo

Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. A cartela será declarada inválida caso exista informações falsas ou incorretas.


O jogo poderá continuar até que todos tenham preenchido suas cartelas conforme a maneira de jogar designada pelo professor.
 

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GoeBingo Brasil - 2ª edição


Disponibilizamos, a partir de julho de 2022, um blíster de acessórios em PDF, contendo as fichas de perguntas com as respectivas respostas, os versos das fichas e das cartelas e a ficha do professor (ficha de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas das perguntas e respostas, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo):



O download do blíster é gratuito! Clique no botão abaixo: