21 março 2018

GeoDominó Brasil: Regiões

publicado: 21/03/2018  atualizado: 05/07/2023

lista de jogos / Geografia / GeoDominó Brasil: Regiões



































                                    jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


Oba! Mais um jogo saindo da oficina! E o tema, mais uma vez, é sobre o Brasil, só que, agora, tendo as suas cinco Regiões em foco!

GeoDominó Brasil REGIÕES

APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

Espero que esse jogo atenda à demanda das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries, tais como o 6º e o 7º também.  A ideia aqui é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.


O objetivo do jogo é combinar a bandeira e o mapa do Estado com o mapa da Região à qual pertence, ou seja, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul ou Sudeste. Para ajudar na empreitada, inclui abaixo de cada mapa dos Estados, o respectivo nome e, no mapa de cada Região, a sua respectiva denominação.

Em resumo, o jogo conta com todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, além das cinco regiões. E, para incrementar, adicionei peças “curinga” com os mapas do Brasil e das Regiões. Seu objetivo é “destrancar” o jogo quando for o caso.

Material

O jogo é composto por 40 peças, tais como no exemplo abaixo:

Há também a caixinha para guardar as peças:



Regras

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.

- O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem (neste caso, 12) ficarão disponíveis para “compras”.
- O jogo pode começar se algum dos participantes tiver uma das peças “curinga” ou dobradas, que tem dois mapas iguais, de uma mesma região. Esse critério de início pode ser mudado e definido pelo docente ou pelos alunos.
- Cada jogador, no sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que o Estado de um dos lados coincida com o mapa da Região à qual pertença e onde está sendo colocada. As peças “curinga” ou dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização.
- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante, tantas peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a vez ao próximo jogador.
- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo.


A promoção para receber gratuitamente este jogo encerrou-se em 01/05/2018

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GeoDominó Brasil: Regiões