04 abril 2018

jogos didáticos: GeoSudoku América

publicado: 04/04/2018  atualizado: 04/04/2018



Chegou o segundo jogo GeoSudoku da série ‘países do mundo’:

GeoSudoku América

Puxa! Tenho vários lançamentos e novos jogos na fila para serem apresentados. Assim, este ‘post’ será bem objetivo!

Componentes do jogo

a) FICHAS

Como o tema é “América”, especificando bandeiras de países e territórios, não foi necessário fazer uma pesquisa apurada e não houve dificuldade alguma para reunir o material. A base para este trabalho foi o GeoRanking América

São 35 países e 20 territórios.

Decidido isso, comecei a confecção das fichas: 55 com as respectivas bandeiras, mais 4 com os mapas da América, América do Sul, América do Norte e América Central, multiplicadas por 9, totalizando 767 peças!

Veja abaixo alguns modelos das fichinhas:



b) GRADE

No sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). No GeoSudoku América, disponibilizei a grade do jogo tradicional (9x9) * conforme mostra a figuras abaixo:




* Tal qual o GeoSudoku Europae devido a, digamos, robustez deste jogo e do grau de dificuldade previsto, disponibilizarei apenas a grade 9x9

É importante citar que, junto com o jogo, é disponibilizada uma grade do modelo. Mas, nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha, ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.


c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:


Regras / forma de jogar

O jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo, com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas regras básicas deverão ser observadas:

a) Quadra 9x9

1) Para cada disputa, deve-se escolher apenas 9, das 59 bandeiras ou mapas disponíveis. Esta escolha pode também ficar a critério do docente. Por exemplo, escolher os países da América do Sul, ou os 9 países mais ricos do continente, etc.

2) O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas fichas:



3) O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas das 9 bandeiras escolhidas (apenas uma bandeira em cada casa) de acordo com o seguinte:

a. A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada linha:



b. A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada coluna:



c. A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra:


Em resumo: A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez na linha, na coluna ou na subquadra.
  
Ajuda aos estudantes

As possibilidades:
 O primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar as bandeiras que poderiam ser colocadas ali – ou seja, aquelas que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos que têm mais bandeiras-pista já dispostos.



Nas casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.



Como adquirir?
 Quer saber mais sobre o GeoSudoku América? Clique nas figuras abaixo para conhecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário