15 junho 2018

jogos didáticos: GeoDominó Símbolos Cartográficos

publicado: 15/06/2018  atualizado: 29/09/2019


Mais um jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em um jogo da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia – elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para acessar o post desse jogo).


Este novo GeoDominó, por outro lado, apresenta, especificamente, os símbolos cartográficos.

Segundo o mestre Melhem Adas, “um mapa pode representar muitas informações: cidades, vilas, indústrias, rodovias, rios, fronteira internacional, divisa de estados, aeroportos, portos e muitos outros aspectos físicos ou humanos existentes na paisagem ou no espaço. Para isso, usam-se símbolos figurativos, isto é, desenhos que representam o que se deseja mostrar (o desenho de navio indica a localização de um porto; o de torre de petróleo, o local de exploração desse produto, e assim por diante).
Fonte: Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. – 2.ed. – São Paulo: Moderna, 2015.

Esses símbolos são utilizados pelos cartógrafos na elaboração de mapas e, dependendo de cada representação, novos símbolos poderão ser criados, pois não há uma modelo base ou fixo de desenho, nada imutável nem inflexível, mas sim, o bom senso, que deve prevalecer. Por isso que podemos chama-los também de convenções cartográficas.

Com vocês,

GeoDominó Símbolos Cartográficos


Espero que este jogo atenda à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries.  

A ideia aqui é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.




Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO


Em resumo, o jogo conta com 40 símbolos cartográficos. E, para incrementar, adicionei peças “curinga” cujo o objetivo é “destrancar” o jogo quando for o caso.

O tema inclui as seguintes convenções (ou símbolos) cartográficos:



b) PEÇAS

São 45 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado.  Cada símbolo e texto contém também um número respectivo, para ajudar no encaixe das peças.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das peças:

 
c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as peças:


  
Regras (sugestões)

O objetivo do jogo é combinar o símbolo com a sua respectiva descrição.

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.

- O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem (neste caso, 17) ficarão disponíveis para “compras”;
- O jogo pode começar se algum dos participantes tiver uma das peças “curinga” ou dobradas, que tem dois logotipos iguais, ou seja, de uma mesma cor ou desenho. Esse critério de início pode ser mudado e definido pelo docente ou pelos alunos;

- Cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que o nome do símbolo estampado em um dos lados coincida com o seu símbolo. 
As peças “curinga” ou dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização;
- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte;
- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante, tantas peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a vez ao próximo jogador;
- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.

Para adquirir:
















Preço:

R$ 8,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSvYWKr)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSvYWKr)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

14 junho 2018

GeoQuest “Globalização”

publicado: 14/06/2018  atualizado: 25/04/2023

lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Globalização"



 jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
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transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
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Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

O que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Então, GeoQuest é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
Desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Nos jogos dessa linha, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao 9º e também do Ensino Médio), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros utilizados)

Já lancei 15 temas e ainda temos muito pela frente. Ora, a oficina de jogos não para: acaba de ‘sair do forno’ o mais novo (e esperado) da série:

GeoQuest Globalização



Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Globalização”.


O tema principal está dividido em quatro subtemas:

1) Origens e bases do mundo global
2) A economia global e os fluxos de mercadorias
3) A globalização financeira
4) O espaço globalizado

b) CARTAS

São 54 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.


É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema.

Bem, por enquanto, é isso!!! Experimente!!! Inove!!!


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Globalização"

05 junho 2018

100.000 visitas!

Obrigado!!!

jogos didáticos: QuizTÓRIA - 6: “Grécia Antiga”

publicado: 05/06/2018  atualizado: 29/09/2019



“Chamada oral... prova surpresa... organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário: todas essas indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias para jogos e dinâmicas. Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo, envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração, design, finalmente ficou pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”

A hora agora é de um mega lançamento: com 106 cartas/questões e dividido em 7 subtemas:
QuizTÓRIA Grécia Antiga


Base pedagógica: todas as questões são baseadas em várias coleções de livros didáticos de História (do 6º ao 9º), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio.

E o design foi obra do meu filho:

  







Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
Grécia Antiga.
O tema inclui:

Cartas 01 a   22 - “O território grego”;
Cartas 23 a   36 - “Os espartanos”;
Cartas 37 a   49 – “Os atenienses”;
Cartas 50 a   72 – “Religião e cultura Grega”;
Cartas 73 a   81 – “Pensamento filosófico”;
Cartas 82 a   88 – “História e medicina”
Cartas 89 a   98 – “Guerra do Peloponeso”;
Cartas 99 a 106 – “O Império de Alexandre”.  

   
b) CARTAS

São 106 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.


É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

Bem, por enquanto, é isso!!!

Para adquirir:















Preço:

R$ 10,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhqkmGYM)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhqkmGYM)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



     Professor Marcos Bonanato

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