28 maio 2018

QuizTÓRIA - 1: “Revolução Francesa”

publicado: 28/05/2018  atualizado: 30/05/2024


nota informativa de 30/05/2024:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:

- foram renovados o layout das cartas e da caixinha 
- foram incluídos: versos das peças e manual de regras.

você poderá conhecer o reworked' deste jogo clicando aqui.

ou clique aqui para saber mais sobre o que é reworked' 

esta, é a versão original e antiga do jogo:

“Chamada oral... prova surpresa... organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário: todas essas indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias para jogos e dinâmicas.

Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo, envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração, design, finalmente ficou pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”

Essa é a introdução dos ‘posts’ de lançamento dos jogos-tema da linha GeoQuest, com questões abrangendo a disciplina de geografia.

Agora, a oficina de jogos didáticos do classeinvertida, tem o prazer de anunciar a primeira linha de jogos dedicada à disciplina de História:






O nome utilizado, com certeza soa um pouco estranho. Mas, achei muito interessante a junção das palavras “quiz” com “história”. Porém, no logotipo, mantive a palavra “história” sobrepondo-a com a palavra “quiz”.
Todas as questões são baseadas em várias coleções de livros didáticos de História (do 6º ao 9º), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio.
E o design foi obra do meu filho:








E, inaugurando, por assim dizer, esta nova linha, apresento-lhes:


QuizTÓRIA Revolução Francesa


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
Revolução Francesa.
O tema inclui: “O pensamento Iluminista, “o ápice da Revolução” e “era Napoleônica”.


b) CARTAS

São 51 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:



Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.


É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

Bem, por enquanto, é isso!!!

Para adquirir:















jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)





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20 maio 2018

GeoQuest “GeoPolítica”

publicado: 20/05/2018  atualizado: 25/04/2023

lista de jogos / Geografia / GeoQuest "GeoPolítica"





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Em todos os jogos da Linha GeoQuest incluo a seguinte introdução:

[“Chamada oral... prova surpresa... organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais questões....]
[...É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”]
Assim, depois de 14 temas (veja a relação ao final deste ‘post’), resolvi lançar este, digamos, ‘mega tema’:

GeoQuest GeoPolítica.

Antes de falarmos a respeito do jogo, gosto de lembrar que, assim como os demais jogos dessa linha, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao 9º e também do Ensino Médio), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros utilizados)

Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“GeoPolítica”.


O tema principal está dividido em sete subtemas:
1) O mundo antes da Primeira Guerra Mundial
2) Primeira Guerra Mundial
3) Revolução Russa
4) O mundo antes da Segunda Guerra Mundial
5) Segunda Guerra Mundial
6) Pós-Guerra
7) Guerra Fria

b) CARTAS

São 90 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:



c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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