publicado: 28/05/2018 atualizado: 30/05/2024
nota informativa de 30/05/2024:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:
- foram renovados o layout das cartas e da caixinha
- foram incluídos: versos das peças e manual de regras.
- foram incluídos: versos das peças e manual de regras.
esta, é a versão original e antiga do jogo:
“Chamada oral... prova surpresa... organizar um Quiz...
recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais
questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário: todas essas indagações,
ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias para jogos e dinâmicas.
Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo, envolvendo
pesquisa, comparações, planejamento, elaboração, design, finalmente ficou
pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões
para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”
Essa é a introdução dos ‘posts’ de lançamento dos jogos-tema da linha
GeoQuest, com questões abrangendo a disciplina de geografia.
Agora, a oficina de jogos didáticos do classeinvertida, tem o prazer de
anunciar a primeira linha de jogos dedicada à disciplina de História:
O nome utilizado, com certeza soa um pouco estranho. Mas, achei muito
interessante a junção das palavras “quiz” com “história”. Porém, no logotipo,
mantive a palavra “história” sobrepondo-a com a palavra “quiz”.
Todas as questões são baseadas em várias coleções de livros didáticos de
História (do 6º ao 9º), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os
professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da
disciplina para o próximo triênio.
E o design foi obra do meu filho:
E o design foi obra do meu filho:
QuizTÓRIA Revolução Francesa
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Revolução Francesa”.
O tema inclui: “O pensamento Iluminista, “o ápice da Revolução” e “era
Napoleônica”.
b)
CARTAS
São 51 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta.
Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para
resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
Bem, por enquanto, é isso!!!
Para adquirir:
jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
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Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
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envie o comprovante de pagamento para:
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