23 janeiro 2019
18 janeiro 2019
GeoQuiz Brasil: Regiões
publicado: 18/01/2019 atualizado: 08/10/2024
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Nova
linha de jogos chegando!!!
E olha... trata-se de um projeto de longa data...
Faz tempo que estou trabalhando a ideia de lançar um jogo de tabuleiro. Finalmente
o sonho se tornou realidade: apresento-lhes, neste post, o primeiro (de muitos,
espero) jogo de tabuleiro do classeinvertida:
Este jogo foi baseado num
jogo tradicional de perguntas e respostas que talvez você conheça: Master. Lançado
pela Grow em 1982, o Master foi o
primeiro jogo de trívia lançado no Brasil. A característica mais interessante
desse jogo é que, ao invés de jogar um dado ou tirar uma carta para se
movimentar pelo tabuleiro, é obrigatório que os jogadores respondam a perguntas
(a essência dos jogos de trívia) de temas variados para que avancem com suas
fichas, até que alguém chegue primeiro ao centro do tabuleiro, o que lhe dará a
vitória. Sim, isso mesmo, o tabuleiro do Master tem uma casa central de
chegada, rodeada por um círculo dividido em nove partes, que por sua vez era
ladeado por 36 casas, agrupadas de quatro em quatro. Completavam o jogo nove
fichas coloridas, com as quais os jogadores se movimentariam pelo tabuleiro,
uma ficha preta, um bloco para anotação de pontos, 55 "cartas de
assunto", e 605 cartelas, cada uma com nove perguntas e respostas, para um
total de 5.445 perguntas diferentes. As perguntas estavam divididas em nove
categorias diferentes: Geografia, História Natural, Variedades, Artes,
Cotidiano, Ciências, Entretenimento, Esportes e História. – fonte: Grow e Wikipedia.
A história do
Master continua, com vários
lançamentos e versões no decorrer dos anos. Mas, vamos ao que nos interessa
neste momento... conhecer o nosso novo jogo.
Componentes do jogo
a) CONTEÚDO DIDÁTICO
Seguindo
as características em termos de conteúdo apresentadas em todos os nossos jogos,
GeoQuiz Brasil: Regiões foi desenvolvido tendo por alvo muita em pesquisa
em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º. O
tema abrange as cinco grandes Regiões Brasileiras (macrorregiões) conforme a
divisão feita pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística): Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O conteúdo do jogo contempla questões sobre:
Regiões,
Estados, siglas, capitais, municípios, clima, adjetivos pátrios, hidrografia, biomas,
relevo, vegetação, domínios morfoclimáticos, atividades econômicas, festas
populares, pontos turísticos, divisas, fronteiras, paralelos, etc.
b) TABULEIRO
O
jogo apresenta um tabuleiro com a cor de fundo em azul, estampado com o mapa do Brasil colorido e dividido
nas 5 grandes Regiões: Sul na cor lilás, Sudeste - vermelha,
Norte na cor verde,
Nordeste – laranja e
Centro-Oeste, marrom.
Sobre
o mapa, estão os ‘caminhos’ de cada Região, com quatro casas cada um, iniciando
na casa de cor preta e terminando junto ao círculo central, onde estão casas
representando cada uma das Regiões, que por sua vez, leva ao centro do
tabuleiro, onde está localizada a casa, na cor azul, simbolizando o Distrito Federal
(DF).
O
tabuleiro, no arquivo PDF, está dividido em 4 folhas A4, configurado para
imprimir e montar, conforme a figura abaixo:
c) CARTELAS
São
60 cartelas, numeradas, divididas em 5 temas, ou seja, as 5 Regiões do Brasil,
com perguntas de resposta única e também do tipo dicotômicas (sim/não ou
verdadeiro/falso).
Cada
cartela contém uma questão relativa a cada Região, totalizando cinco questões. Além
disso, mostra também qual é a resposta correta de cada questão.
Abaixo,
um exemplo detalhado de uma das cartelas:
Em
resumo, são 300 questões no total (60 questões sobre cada Região).
d) FICHAS
O
jogo conta com 5 fichas, cada uma com a sigla e a cor que identifica cada Região:
Para
melhor aproveitamento e agilidade na movimentação, as fichas poderão ser coladas
em peças tais como tampas de embalagens Tetra Pak (sugestão):
e) CAIXINHA DAS CARTELAS
Há
também a caixinha com design e
tamanho especial, para guardar as cartelas:
f) CAIXA DO JOGO
Para
guardar o tabuleiro, as fichas e as cartelas.
O molde dessa caixa tem
o tamanho de uma folha A4 e está divido em 4 partes:
Regras
(sugestões)
GeoQuiz Brasil: Regiões pode ser jogado de várias maneiras, cada
uma com suas próprias regras, porém com procedimentos comuns. Segue uma sugestão
de como jogar:
Procedimentos
básicos:
a)
em cada rodada, todos os participantes perguntam e respondem uma vez;
b)
para fazer uma pergunta, tire a primeira cartela do monte e leia a questão para
o jogador à sua esquerda, mas tome cuidado para não ler a resposta junto;
c)
confira a resposta e recoloque a cartela no monte, debaixo de todas as outras.
Sugestão -
jogando com o tabuleiro
Participantes:
de
2 a 5
Objetivo:
Ser
o primeiro a chegar ao centro do tabuleiro (na casa onde está a sigla DF) respondendo corretamente às perguntas formuladas.
Preparação:
Os
jogadores sorteiam ou escolhem entre as fichas temáticas a que cada um vai usar
representando a Região sobre a qual responderá questões:
S = Sul
N = Norte
SE = Sudeste
CO = Centro-Oeste e
NE = Nordeste
Por
exemplo, um dos participantes escolheu responder inicialmente sobre a Região Norte. Assim, a sua ficha do jogo será a de cor verde, que
está estampada com a sigla N.
Decidido
isso, cada jogador coloca a sua ficha na primeira casa do caminho
correspondente a sigla da Região da sua ficha.
No
nosso exemplo, o jogador com a ficha N vai colocá-la sobre a
primeira casa cujo o fundo está na cor preta e estampado com a letra N.
Em
seguida, define-se quem fará a primeira pergunta.
Como jogar
Para
avançar uma casa, o participante deverá responder corretamente a uma pergunta
sobre a Região que corresponde à sua ficha.
Seguindo
com o nosso exemplo, o jogador representante da Região Norte
responderá a uma pergunta específica sobre a Região Norte.
Após
acertar as respostas de quatro perguntas sobre o mesmo tema, ou seja, sobre a
Região que está representando, a ficha do participante entrará no círculo
central do tabuleiro.
Voltando
ao nosso exemplo, o participante representante da Região Norte,
após responder acertadamente à quarta questão sobre a Região Norte, acessará o círculo central do tabuleiro, avançando
sobre a casa com as iniciais CO (Centro-Oeste).
A
partir daí, deverá avançar pelas casas com as iniciais das outras Regiões e
responder a uma pergunta sobre cada uma delas, até chegar às casas com a sigla
da sua Região.
Exemplificando,
o participante representante da Região Norte, após responder
corretamente a uma questão de cada uma das Regiões na sequência do círculo (CO, S, SE e NE), chegará, finalmente à casa estampada com as iniciais
da sua Região, ou seja N.
Ao
responder corretamente a uma pergunta sobre essa última Região, ou seja, a qual
representa, o participante move a sua ficha para o centro do tabuleiro, onde
está localizada a casa com a sigla DF (Distrito Federal), tornando-se o vencedor do jogo.
Sugestões adicionais:
Carona
Ao
percorrer as casas marcadas com as iniciais das Regiões, é possível que mais de
uma ficha ocupar a mesma posição. Quando isso ocorre, elas são empilhadas
obedecendo à ordem de chegada. O jogador que acerta a resposta avança uma casa
com a sua ficha, mas é obrigado a levar junto todas as que estão em cima, porém
as que estão embaixo permanecem no local.
Os
jogadores cujas fichas "vão de carona" pulam perguntas e podem,
assim, chegar ao final do percurso rapidamente. Porém, quem chegar ao centro do
tabuleiro em primeiro lugar será o único vencedor, mesmo se estiver carregando
fichas de outros jogadores.
Desvantagem desta
sugestão: ao
"pegar uma carona", o jogador pode ser obrigado a passar direto pela
sua entrada para o centro do tabuleiro e a dar mais uma volta...
Jogar só
com as cartelas de perguntas e respostas
Pode-se
selecionar apenas uma das Regiões como assunto e os participantes vão retendo
consigo as cartelas à medida que acertam as questões (tal qual nos jogos da
linha GeoQuest)
Conclusão:
É
importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da
duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada tema.
Poderá também utilizar um sistema de pontuação, etc. Enfim, também poderá fazer
suas regras e criar novas maneiras de jogar.
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras.
dicas de impressão:
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
16 janeiro 2019
GeoQuest “Domínios Morfoclimáticos”
publicado: 16/01/2019 atualizado: 27/04/2023
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Domínios Morfoclimáticos chega quase que imediatamente logo após o lançamento de Território Brasileiro. Alguns podem
questionar que... o tema deveria, na verdade, ser um subtema de Território Brasileiro. Com certeza.
Algumas obras até englobam tudo em uma unidade só. Mas, decidi pela separação
em dois jogos distintos, o que não impede, é claro, de usá-los juntos. Assim
como todos os jogos GeoQuest, Domínios Morfoclimáticos também foi alvo de muita pesquisa nas várias
coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio
(veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros
utilizados).
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Domínios
Morfoclimáticos”
O
tema abrange os seis domínios
morfoclimáticos brasileiros: Domínio Equatorial Amazônico, Domínio dos Cerrados,
Domínio dos Mares de Morros, Domínio das Caatingas, Domínio das Araucárias e Domínio
das Pradarias, além das faixas de transições (Pantanal, Mata de Cocais, etc.)
b)
CARTAS
São 36 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Abaixo, um exemplo
detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:
Regras
(sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema.
E tem mais: você também pode fazer suas
regras e criar novas maneiras de jogar.
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