módulo 1 – fácil – figuras x figuras
publicado: 22/04/2021 atualizado:22/04/2021
jogos didáticosEstamos
lançando uma série de sete jogos sobre a Revolução Russa, que aborda
desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social
da Rússia no final do século XIX e início do século XX, até a posterior formação da União Soviética.
Gosto de lembrar das citações que fiz em ‘posts’
de lançamento do primeiro jogo de cada série. No caso da linha GeoMemória, foi
esta:
“Quem não conhece ou nunca
jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me
mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando
nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos
um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da
prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto
para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!”
Sim,
isso mesmo. Só que agora, vamos fazer o mesmo para a disciplina de História.
Depois do lançamento experimental do jogo memória de História - personagens da
História do Brasil (download disponível
clicando aqui)
decidimos incluir o tema Revolução Russa em nosso catálogo.
O
jogo memória de História Revolução Russa - módulo
1 – fácil – figuras x figuras aborda os principais personagens e os mais
importantes fatos, iniciando pelo império dos czares e as contradições no império, sobre o final do
século XIX e o início do século XX, que
foram marcados pelo avanço do capitalismo e, ao mesmo tempo, pela esperança da
revolução socialista. A Rússia czarista não era propriamente um país
capitalista desenvolvido, mas estavam ali presentes as marcas do imperialismo e
da expansão industrial, o que ampliou as desigualdades sociais.
Personagens
e acontecimentos tais como as correntes políticas, o Domingo Sangrento e
a Guerra
Russo-Japonesa, que abrangem o descontentamento em relação ao
absolutismo monárquico e à derrota da Rússia na guerra com o Japão, além da
manifestação pacífica em São Petersburgo que foi recebida a tidos pelas tropas
imperiais, também estão estampados nas cartas deste jogo.
Não
poderiam ficar de fora deste jogo, cartas estampadas sobre A Revolução de 1905,
os sovietes e a Duma, questionando o descontentamento em
relação ao absolutismo monárquico e à entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que favoreceu a
eclosão de movimentos revolucionários, tais como a
Revolução de Fevereiro e a Revolução de
Outubro.
Para
completar, o jogo abrange e aborda também, através de estampas, os principais
acontecimentos do processo revolucionário na Rússia, tais como a guerra civil, as bases econômicas adotadas pelo
governo russo após a revolução, ou seja, a Nova Política Econômica e ainda, o
processo de formação da União Soviética,
com a ascensão de Stalin, o realismo socialista e o stalinismo.
Fontes: Araribá Mais –
História 9º ano – Organizadora: Editora Moderna; Estudar história: das origens
do homem à era digital – Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto – Editora
Moderna; História.doc 9 – Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro
Faria e Daniela Buono Calainho - Editora Saraiva; Dicionário de História do
Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril –
Editora Abril e várias outras obras.
BNCC – habilidades: EF09HI10 e EF09HI11.
Componentes do jogo
1) 60 cartas ou 30 pares (moldes para imprimir e
recortar), contendo figuras a serem combinadas, conforme modelo abaixo:
2) 1 caixinha (molde
para imprimir, recortar e montar):
3) Regras (ou sugestão)
A regra é simples. Não há limite máximo
de participantes. Na sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5
ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para
o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de
tempo.
Para iniciar o jogo, as cartas são
colocadas com as figuras para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O
jogo começa quando cada participante virar duas cartas e deixar que os demais
participantes as vejam.
Se as cartas que foram viradas sejam
iguais, ou seja, tenham a mesma estampa, por exemplo, os camponeses, o
aluno retira essas cartas, e joga novamente. Se as cartas forem diferentes
serão viradas novamente, e o participante seguinte continua o jogo. E assim,
sucessivamente, com os demais jogadores.
O vencedor do jogo será quem tiver
recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta na mesa
Apresentação e distribuição do jogo
O
jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
-
página 1: capa
-
páginas 2 a 4: cartas para imprimir e recortar
-
página 5: versos das cartas (impressão opcional)
-
página 6: caixinha para imprimir, recortar e montar
-
página 7: regras (ou sugestões)
O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento (veja mais informações ao final deste post)
Para adquirir
Preço:
R$ 7,00
Para adquirir o jogo, há quatro formas de efetuar o pagamento:
1ª) BOLETO*
2ª) CARTÃO DE CRÉDITO*
3ª) DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas-correntes:
a) BRADESCO: agência 2908 – conta-corrente 6739-3
b) BANCO DO BRASIL: agência 1412-5 – conta-corrente 41707-6
c) BANCO ITAÚ OU CEF: favor solicitar-nos os dados bancários
4ª) PIX
BRADESCO – chave: invertidaclasse@gmail.com
* cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
e-mail:
whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, o arquivo em formato PDF para impressão será enviado via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento (prazo do PagSeguro UOL para confirmação)
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato (após a confirmação pelo PagSeguro UOL)
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – envio imediato (após confirmação do Banco)
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (após confirmação - exceto agendamento)
5 – PIX – envio imediato (após confirmação do crédito)
Revolução Russa em 7 jogos
Nossa série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social da Rússia no final do século XIX e início do século XX, até a posterior formação da União Soviética.
Conheça todos os jogos da série:
clique na figura para acessar a respectiva página do jogo:
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.