26 fevereiro 2018

jogos didáticos: GeoBingo Oceania

publicado: 26/02/2017  atualizado: 26/02/2018

jogos didáticos



Opa! De novo?
Começo de ano, finalzinho das férias, início do ano letivo, feriados, e a oficina de jogos do Classe Invertida a ‘pleno vapor’! Muito trabalho e, por que não, diversão!
Depois do sucesso do GeoBingo Brasil Estados e Capitais e do GeoBingo América, resolvi, de uma vez por todas completar essa linha de jogos e, de quebra, fazer também uma edição especial”.

O resultado? Sete novos jogos!!! O primeiro da ‘fornada’ foi o GeoBingo Europa. o Segundo? GeoBingo Ásia. O terceiro foi o GeoBingo África. E agora, fechando a série...:

GeoBingo Oceania

Acho que já disse isso antes... não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. Pois bem, o nosso bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. Seguindo a linha didática, desenvolvi este quinto jogo, agora contemplando os países da Oceania. Assim como o GeoBingo Europa, o GeoBingo Ásia, e o GeoBingo África, este GeoBingo Oceania também é ideal para as turmas do 9º ano e para os alunos do ensino médio, além das turmas de cursos técnicos e superiores, tais como Comércio Exterior e Logística.

Material
Contrastando com os demais já citados, devido ao menor número de países, este jogo é composto por 40 cartelas contendo, cada uma, 12 quadros com informações aleatórias tais como a bandeira de um dos 14 países e 13 territórios (sim, eu os incluí também), ou sobre a localização de uma capital, além de aspectos do relevo e limites da Oceania, e até de locais famosos.

Veja um exemplo detalhado de uma das cartelas:




Além disso, apresenta também 58 fichas com perguntas direcionadas ao tema, ou seja, Oceania, tais como as do exemplo abaixo: 




Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartelas e as fichas:




Regras
As regras para se jogar o GeoBingo Oceania são muito simples:
- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 quadros aleatórios em cada uma.
- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Se a pergunta sorteada for "Qual é o povo nativo da Austrália?", o estudante deverá verificar em sua cartela se consta o quadro com o mapa do país onde está escrito “Aborígenes”. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra esse texto.
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas.
- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor.


O jogo
Seguindo as regras, o estudante deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. A cartela será declarada inválida caso exista informações falsas ou incorretas.
O jogo poderá continuar até que todos tenham preenchido suas cartelas conforme a forma designada pelo professor.

Como adquirir?
 Quer saber mais sobre o GeoBingo Oceania? Clique nas figuras abaixo para conhecer...


Nenhum comentário:

Postar um comentário