30 maio 2024

Bingo de História Revolução Francesa

 publicado: 30/05/2024  🔆 atualizado: 30/05/2024
lista de jogos /  História / Bingo de História Revolução Francesa




jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)
ClasseInvertida está lançando uma coleção de jogos com tema Revolução Francesa que aborda o período, entre 1789 e 1799, de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. era contemporânea tem-se desdobrado na sombra dos ideais conquistados pela Revolução Francesa. O crescimento das repúblicas e das democracias liberais ao redor do mundo, a difusão do secularismo, o desenvolvimento das ideologias modernas e a invenção da guerra total tiveram o seu nascimento durante a revolução. Eventos subsequentes que podem ser rastreados com a revolução incluem as Guerras Napoleônicas, duas restaurações separadas da monarquia (a primeira em 1814 e a segunda, a Restauração Bourbon, em 1815), e duas revoluções adicionais (1830 e 1848) ajudaram a moldar a França moderna.

Agora, apresentamos o Bingo de História Revolução Francesa


Lembrando que não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. 
Este jogo de bingo, ou melhor, ‘Bingo de História, é um jogo didático, voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre História, neste caso, especificamente, a Revolução Francesa abordando subtemas tais como "o pensamento ILUMINISTA", "o ápice da REVOLUÇÃO" e "a era NAPOLEÔNICA"  além de seus personagens mais conhecidos.
  


Componentes do jogo
 
1) 52 cartelas (moldes para imprimir e recortar) numeradas contendo, cada uma, 12 imagens aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema, conforme modelo abaixo:
2) 60 Fichas com perguntas e respostas (molde para imprimir e recortar). Trata-se de perguntas  (ou descrições) relacionadas com cada uma das 54 figuras, e direcionadas ao tema. Cada ficha de pergunta (ou descrição) contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem que o aluno deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para o professor. Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos. Abaixo, um modelo:



3) 1 ficha de controle (molde para imprimir em formato A4, recortar e montar) Trata-se de uma ficha de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas das perguntas e respostas, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo. Abaixo, segue um modelo:


4) 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar):
5) Regras (ou sugestão) - 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar
     frente e verso para guardar na caixinha – opcional).


Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 15: cartelas para imprimir e recortar
- página 16: versos das cartelas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 17 a 21: fichas de perguntas para imprimir e recortar
- página 22: versos das fichas de perguntas para imprimir e recortar (opcional)
- página 23: ficha de controle para imprimir e recortar
- página 24: verso da ficha de controle para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 25 e 26: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 27: Regras / sugestão - para imprimir e recortar (opcional)
- página 28: 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional).
 


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:










Fontes: Araribá mais : história : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Claudia Fernandes. -- 1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Fernandes, Ana Claudia. Braick, Patrícia Ramos - Estudar história : das origens do homem à era digital : manual do professor / Patrícia Ramos Braick, Anna Barreto. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Barreto, Anna. II. Título. Boulos Júnior, Alfredo História sociedade & cidadania : 7ano : ensino fundamental : anos finais / Alfredo Boulos Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo : FTD, 2022. Componente curricular: História. ISBN 978-85-96-03551-4 (aluno) ISBN 978-85-96-03552-1 (professor) 1. História (Ensino fundamental) I. Título. 22-115042 CDD-372.89. Dicionário de História do Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril – Editora Abril e várias outras obras.