13 julho 2018

GeoMemória Brasil: bandeiras X mapas

módulo 2 - médio
bandeiras X mapas
publicado: 13/07/2018 🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoMemória Brasil: bandeiras X mapas - módulo 2 - médio


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento

PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!










GeoMemória Brasil – bandeiras e mapas dos Estados e Distrito Federal
Módulo 2 - Médio

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, porém, como as figuras estampadas são as bandeiras e os mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal, o que vale é a combinação de informações, ou seja, bandeiras x mapas.

Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:


Componentes do jogo:

a) cartas

O jogo é composto por 54 cartas, sendo 26 cartas estampadas com as bandeiras do 26 Estados brasileiros e 1 estampada com a do Distrito Federal. As outras 27 cartas estão estampadas com os respectivos mapas.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.

b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha


Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os Estados e o Distrito Federal e os seus respectivos mapas, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa. Vale salientar que, neste módulo, a combinação será entre bandeira e mapa e não entre duas estampas iguais.

Regras:

As regras são simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as estampas das bandeiras e dos mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem, ou seja, o mapa e a bandeira do mesmo Estado, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas não combinarem serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares.























E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Para adquirir:

















jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:



GeoMemória Brasil: mapas

módulo 1 - fácil
mapas X mapas
publicado: 13/07/2018  🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoMemória Brasil: Mapas


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!










GeoMemória Brasil – mapas dos Estados e Distrito Federal
Módulo 1 - Fácil

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas são os mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:


Componentes do jogo:

a) cartas

O jogo é composto por 54 cartas, sendo 26 pares, estampadas com os 26 Estados brasileiros e 1 par, estampada com Distrito Federal:

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.
.




b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha


Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os Estados e o Distrito Federal e os seus respectivos mapas, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

Regras:

As regras são simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as estampas dos mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenha a mesma estampa da bandeira de um Estado ou do DF, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares.

























E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais: