09 junho 2017

jogos didáticos: GeoRanking – módulos 2 a 5: Europa, Ásia, África e Oceania

publicado: 09/06/2017  atualizado: 25/01/2019


(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking América)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Europa)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Ásia)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking África)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Oceania)






















Agora, o mundo, enfim, completo!








Depois do lançamento do módulo 1: América, o meu “laboratório de dinâmicas” finalizou, de uma vez só, todos os demais módulos: o 2: Europa, o 3: Ásia, o 4: África e o 5: Oceania. Agora, de fato, pelo menos no GeoRanking, o mundo está completo!

Despertar o interesse dos alunos, tanto do ensino fundamental II quanto do Ensino Médio, pela Geografia, requer uma busca constante de estratégicas e atividades, que possam ir além da parte teórica, é claro.



Em meu ‘post’ de apresentação do módulo 1: América, ao citar que o tema em questão é “Continentes e Países”, deixei claro que fui buscar minha inspiração nos baralhos dos jogos de Super Trunfo. Aqui, nem a ideia, nem a intenção foram de ‘plagiar’ tal jogo, mas sim, elaborar, desenvolver e apresentar um modelo baseado nele.


Relembrando mais uma vez, “Super Trunfo é um jogo de cartas colecionáveis distribuído no Brasil pela Grow, que consiste em tomar todas as cartas em jogo dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta, como por exemplo, velocidade, altura, longevidade, etc. O jogo comporta de dois a oito participantes e tem classificação livre, podendo ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada. Porém, muitos o consideram um jogo de azar, porque, antes de começar a disputa, as cartas se misturam e, além disso, não depende de habilidade alguma do jogador e sim de sorte. Este seria o principal obstáculo. 

Porém, consegui desenvolver um baralho complexo e nos mesmos moldes, e transformei-o em uma atividade educativa, ou seja, um jogo que não se vale principalmente da sorte do participante/competidor, mas sim do seu conhecimento e estudo”.

Clique aqui (ou na figura abaixo) e confira todos os detalhes a respeito do jogo GeoRanking, na matéria postada, aqui mesmo no blog, em 21/05/2017:



GeoRanking é divido por módulos, ou seja, continentes. Observe, no quadro abaixo, a distribuição e quantidade de cartas por cada módulo:


É bom destacar que, embora o total de cartas de países seja de 197, o número de países representados é de 195, uma vez que Rússia e Turquia estão contados tanto na Europa quanto na Ásia.



Também é importante salientar que desses 195 países, 193 são nações reconhecidas pela ONU, além de Taiwan e Vaticano, Estados que não são membros da ONU, mas têm fronteiras definidas, instituições funcionais e soberania reconhecida internacionalmente.

Flipped classroom
Utilizando o princípio das salas de aulas invertidas, preparei, primeiramente, uma tabela com várias informações estatísticas sobre os países e territórios da América, tais como: área (km2), população estimada, densidade demográfica (hab./ km2), PIB (US$), IDH, expectativa de vida e gastos com educação. Depois, essa tabela será disponibilizada aos alunos via e-mail, whatsApp ou download, para leitura, estudo e preparação para o “jogo” a ser realizado em sala de aula.

O desenvolvimento do jogo envolveu um minucioso trabalho de pesquisa e coleta destes dados:

Área: A área do país está expressa em km2 (quilômetros quadrados) e as informações utilizadas são do Atlante Geografico de Agostini 2015’.

População: É o número (estimado) de habitantes do país. Os dados foram coletados junto ao ‘World Population 2015 – Fundo de População das Nações Unidas’.

Densidade demográfica:  É o resultado da divisão da população de um país pela área (km2) desse mesmo país (hab./km2).

PIB US$: Produto Interno Bruto, expresso em dólares, corresponde ao total de bens e serviços produzidos dentro do país no período de um ano. Fonte: World Development Indicators 2015 (Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2015) – Banco Mundial.

IDH: O Índice de Desenvolvimento Humano mede o bem-estar da população com base em três aspectos: vida longa e saudável (expectativa de vida), conhecimento (escolaridade) e padrão de vida decente (PIB-per capita-PPC). Sua escala varia de 0 a 1. Portanto, quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade de vida. Fonte: Human Development Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano 2016) do Pnud.

Expectativa de vida:  Estimativa do tempo de vida que a criança, ao nascer, terá. Fontes: Fnuap e Human Development Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano 2016) do Pnud.


Gastos com educação:  Percentual do PIB de cada país que é investido na educação, conforme dados do World Development Indicators 2015 (Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2015) – Banco Mundial.

Incluímos no jogo, cartas de 48 territórios que possuem graus distintos de autonomia, mas não tem soberania plena. Os territórios são controlados por 10 nações independentes.

O interessante, também, é que, essas 260 cartas disponíveis, possibilitam vários modos de jogar: por continentes, separando os países mais extensos do mundo, os mais populosos, com maior IDH, etc.


Puxa! Todo mundo na sala de aula vai poder jogar. E você... quer experimentar?
apresentação
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 




Em breve, volto com mais novidades!


Ah! Já ia me esquecendo... novidade: caixinha para guardar o jogo - veja aqui!




veja também:

Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 1 - "PIB: Ranking mundial"
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2 - "IDH: Ranking mundial"

     
jogo
R$
link para comprar
- Estados do Brasil
0,00
gratuito
- América
10,00
- Europa
10,00
- Ásia
10,00
- África
10,00
- Oceania
10,00
Para conhecer ou saber mais sobre cada jogo, basta clicar no respectivo nome na tabela acima para acessar a página do jogo.

Para adquirir os jogos, há duas maneiras de efetuar o pagamento:
1 - Boleto ou Cartão de Crédito: através do 
PagSeguro UOL (clicando no link do respectivo jogo na tabela acima)
     ou
2 - Depósito ou transferência bancária para uma das seguintes contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 6059 - conta: 1452-4
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6
b) Banco Itaú
     agência: 0462 - conta: 19182-6

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais abaixo:
whatsapp: (13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail.
Atenciosamente,





Professor Marcos Bonanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário