09 junho 2017

Dinâmicas: GeoRanking – módulos 2 a 5: Europa, Ásia, África e Oceania


Agora, o mundo, enfim, completo!

Depois do lançamento do módulo 1: América, o meu “laboratório de dinâmicas” finalizou, de uma vez só, todos os demais módulos: o 2: Europa, o 3: Ásia, o 4: África e o 5: Oceania. Agora, de fato, pelo menos no GeoRanking, o mundo está completo!

Despertar o interesse dos alunos, tanto do ensino fundamental II quanto do Ensino Médio, pela Geografia, requer uma busca constante de estratégicas e atividades, que possam ir além da parte teórica, é claro.


Em meu ‘post’ de apresentação do módulo 1: América, ao citar que o tema em questão é “Continentes e Países”, deixei claro que fui buscar minha inspiração nos baralhos dos jogos de Super Trunfo. Aqui, nem a ideia, nem a intenção foram de ‘plagiar’ tal jogo, mas sim, elaborar, desenvolver e apresentar um modelo baseado nele.

Relembrando mais uma vez, “Super Trunfo é um jogo de cartas colecionáveis distribuído no Brasil pela Grow, que consiste em tomar todas as cartas em jogo dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta, como por exemplo, velocidade, altura, longevidade, etc. O jogo comporta de dois a oito participantes e tem classificação livre, podendo ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada. Porém, muitos o consideram um jogo de azar, porque, antes de começar a disputa, as cartas se misturam e, além disso, não depende de habilidade alguma do jogador e sim de sorte. Este seria o principal obstáculo. 

Porém, consegui desenvolver um baralho complexo e nos mesmos moldes, e transformei-o em uma atividade educativa, ou seja, um jogo que não se vale principalmente da sorte do participante/competidor, mas sim do seu conhecimento e estudo”.

Clique aqui (ou na figura abaixo) e confira todos os detalhes a respeito do jogo GeoRanking, na matéria postada, aqui mesmo no blog, em 21/05/2017:



GeoRanking é divido por módulos, ou seja, continentes. Observe, no quadro abaixo, a distribuição e quantidade de cartas por cada módulo:


É bom destacar que, embora o total de cartas de países seja de 197, o número de países representados é de 195, uma vez que Rússia e Turquia estão contados tanto na Europa quanto na Ásia.

Também é importante salientar que desses 195 países, 193 são nações reconhecidas pela ONU, além de Taiwan e Vaticano, Estados que não são membros da ONU, mas têm fronteiras definidas, instituições funcionais e soberania reconhecida internacionalmente.

Incluímos no jogo, cartas de 48 territórios que possuem graus distintos de autonomia, mas não tem soberania plena. Os territórios são controlados por 10 nações independentes.

O interessante, também, é que, essas 260 cartas disponíveis, possibilitam vários modos de jogar: por continentes, separando os países mais extensos do mundo, os mais populosos, com maior IDH, etc.


Puxa! Todo mundo na sala de aula vai poder jogar. E você... quer experimentar?
Estou disponibilizando o download gratuito do módulo 5: Oceania, em nosso grupo no Facebook.




Em breve, volto com mais novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...