publicado: 15/06/2018 🌏 atualizado: 20/01/2025
lista de jogos / Geografia / GeoDominó Símbolos Cartográficos
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Mais um jogo saindo da oficina! O tema
é bem interessante, além de já ter sido abordado em um jogo da linha GeoQuest,
o de número 3 - “Cartografia – elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos cartográficos, a
representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas digitais, escalas e
seus tipos e muito mais (Clique aqui para acessar o post desse jogo).
Este novo GeoDominó, por outro lado,
apresenta, especificamente, os símbolos cartográficos.
Segundo o mestre Melhem Adas, “um mapa pode representar muitas informações:
cidades, vilas, indústrias, rodovias, rios, fronteira internacional, divisa de
estados, aeroportos, portos e muitos outros aspectos físicos ou humanos
existentes na paisagem ou no espaço. Para
isso, usam-se símbolos figurativos,
isto é, desenhos que representam o que se deseja mostrar (o desenho de navio
indica a localização de um porto; o de torre de petróleo, o local de exploração
desse produto, e assim por diante).
Fonte: Expedições geográficas / Melhem
Adas, Sergio Adas. – 2.ed. – São Paulo: Moderna, 2015.
Esses símbolos são utilizados pelos
cartógrafos na elaboração de mapas e, dependendo de cada representação, novos
símbolos poderão ser criados, pois não há uma modelo base ou fixo de desenho, nada
imutável nem inflexível, mas sim, o bom senso, que deve prevalecer. Por isso que
podemos chama-los também de convenções
cartográficas.
Com vocês,
GeoDominó Símbolos Cartográficos
Espero que este jogo atenda à demanda das turmas do 6º ano do Ensino
Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries.
A ideia aqui é transformar um jogo de dominó,
tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e
fixação de conhecimento sobre Geografia.
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Em resumo, o jogo conta com 40 símbolos cartográficos. E, para
incrementar, adicionei peças “curinga” cujo o objetivo é “destrancar” o jogo
quando for o caso.
O tema inclui as seguintes convenções (ou símbolos) cartográficos:
b)
PEÇAS
São 45 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um
lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado. Cada símbolo e texto contém também um número
respectivo, para ajudar no encaixe das peças.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das peças:
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as peças:
Regras (sugestões)
O objetivo do jogo é combinar o símbolo com a sua respectiva descrição.
As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números
de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.

- O jogo pode começar se algum dos participantes tiver uma das peças
“curinga” ou dobradas, que tem dois logotipos iguais, ou seja, de uma mesma cor
ou desenho. Esse critério de início pode ser mudado e definido pelo docente ou
pelos alunos;
- Cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2
extremidades abertas, de forma que o nome do símbolo estampado em um dos lados
coincida com o seu símbolo.
As peças “curinga” ou dobradas são colocadas de maneira transversal para
facilitar sua localização;
- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e
passa-se ao jogador seguinte;
- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante, tantas
peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a vez ao
próximo jogador;
- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada
de bater. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem
suas peças na mesa.
Para adquirir:
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dicas de impressão:
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