publicado: 14/06/2018 atualizado: 25/04/2023
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O que é GeoQuest? Será um tipo de chamada
oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar
um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado...
questões, questões e mais questões.... Então, GeoQuest é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões
para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
Desenvolver
cada tema do GeoQuest não é fácil não! Nos jogos dessa
linha, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos
de Geografia (do 6º ao 9º e também do Ensino Médio), daquelas que as editoras
costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham
qual será o livro da disciplina para o próximo triênio (veja o ‘post’ de
lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros
utilizados)
Já lancei 15 temas e ainda temos muito pela frente. Ora, a oficina de
jogos não para: acaba de ‘sair do forno’ o mais novo (e esperado) da série:
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de
cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Globalização”.
O
tema principal está dividido em quatro
subtemas:
1)
Origens e bases do mundo global
2)
A economia global e os fluxos de mercadorias
3)
A globalização financeira
4)
O espaço globalizado
b)
CARTAS
São 54 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira
carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado
direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica
com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao
final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima
carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim
por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema.
Bem, por enquanto, é isso!!! Experimente!!! Inove!!!