13 janeiro 2018

professores & jogos didáticos: Cíntia Lopes Rodrigues

publicado: 13/01/2018  atualizado: 13/01/2018

professores & jogos

Jogos em sala de aula? Jogos para... Aprender um conteúdo específico? Sim! Quanto mais, melhor!!! Os jogos são lúdicos; tornam o aprendizado divertido e muito mais significativo! Tem dúvidas...? Experimente! Seus alunos e você também vão adorar!


É possível utilizar materiais e jogos disponíveis no mercado (adaptando alguns, se for o caso - quebra cabeça dos estados brasileiros ou War, por exemplo) e mesmo na internet (localização de países, estados...); criar tantos outros, como os feitos pelo professor Bonanato; ouvir sugestões dos estudantes - gratas surpresas como o Minecraft, o Geoguessr e o Tinycards...


E por que não solicitar que os alunos desenvolvam, eles mesmos, jogos sobre determinado conteúdo? Foi o que experimentei no final de 2017 com meus alunos do Ensino Fundamental 2.


Cada grupo deveria desenvolver um jogo físico ou virtual sobre pontos turísticos brasileiros (7° ano) e mundiais (8° ano), para aprofundar o conteúdo do ano letivo, compartilhar seus conhecimentos e desafiar os colegas e convidar os amigos e familiares a participarem, jogando, em nossa mostra cultural. Alguns criaram seus próprios tabuleiros e regras, outros adaptaram jogos que já tinham em casa. 


Criaram jogos da memória e do mico, somando, assim, uma variedade que atendeu desde alunos menores, do Ensino Infantil, a ex-alunos visitantes e a muitos pais, satisfeitíssimos com a produção de seus filhos. Também foram criados jogos virtuais, através do Kahoot, site e também aplicativo, onde podemos utilizar os disponíveis ou desenvolver quizzes. Sucesso a parte!!!



O resultado foi muito gratificante para todos - alunos muito envolvidos com o desafio (tanto de elaborar quanto de disputar os jogos), conteúdo assimilado e muita, muita diversão!


Cíntia Lopes Rodrigues - Professora de Geografia do Ensino Fundamental 2 nas redes pública (municipal) e privada no estado de São Paulo há 14 anos.

Contato: cintialopesrodrigues@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.