14 outubro 2020

GeoSudoku Reciclagem - coleta seletiva: tipos de resíduo

publicado: 15/10/2020  atualizado:03/05/2023
lista de jogos / Geografia / GeoSudoku Reciclagem - coleta seletiva: tipos de resíduo


Dia do Professor, 15 de outubro! Aproveitando essa festiva data, estamos lançando mais um jogo. Até aí... nenhuma surpresa. Porém, a novidade é que, esse novo jogo, é gratuito! Sim, gratuito. Um presente do classe invertida para o Dia do Professor E você, pode fazer agora mesmo o download do arquivo no formato PDF. É só clicar na figura abaixo (e não deixe de ler o post com as informações do jogo):




Componentes do jogo

a) FICHAS


90 fichas estampadas com figuras de 80 resíduos e 10 lixeiras (ou coletores) da coleta seletiva com a padronização de cores para os tipos de resíduos mais comuns. As informações são baseadas na resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente aceitos:

Amarelo - Metal em geral
Azul - Papel; papelão
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja - Resíduos perigosos
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Roxo - Resíduos radioativos
Verde - Vidro
Vermelho – Plástico

b) GRADE

No sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). No GeoSudoku Reciclagem - coleta seletiva: tipos de resíduo, disponibilizei a grade do jogo tradicional (9x9) conforme mostra a figura abaixo:




É importante citar que, junto com o jogo, é disponibilizada uma grade do modelo. Mas, nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha, ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.

c) DISTRIBUIÇÃO E DOWNLOAD DO JOGO

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e dos respectivos versos, além da caixinha, da grade e das regras, disponível para download, clicando na imagem abaixo:

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:


No sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). 

Para jogar o GeoSudoku Reciclagemcoleta seletiva: tipos de resíduo:


Regras / forma de jogar

O jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo, com algumas casas já marcadas etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas regras básicas deverão ser observadas: 

1) Para cada disputa, deve-se escolher apenas 9, dos 10 tipos de resíduos disponíveis. Esta escolha pode também ficar a critério do docente. Cada tipo de resíduo possui 8 resíduos diferentes, além do respectivo coletor.

2) O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas fichas, ou com a cartela totalmente vazia.

3) O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas dos 81 resíduos (coletores incluídos) pertencentes aos 9 tipos de resíduos escolhidos (apenas um resíduo em cada casa) de acordo com o seguinte:

     a. Um resíduo (de um determinado tipo) pode aparecer apenas uma vez em cada linha.
     b. Um resíduo (de um determinado tipo) pode aparecer apenas uma vez em cada coluna:
     c. Um resíduo (de um determinado tipo) pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra

Em resumo: Um resíduo (de um determinado tipo) pode aparecer apenas uma vez na linha, na coluna ou na subquadra.

veja mais detalhes e ilustrações clicando aqui.  

Ajuda aos estudantes

As possibilidades:

O primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os resíduos (de um determinado tipo) que poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos que têm mais resíduos já dispostos.

Nas casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.


Para adquirir:


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GeooSudoku Reciclagem - coleta seletiva: tipo de resíduo