24 julho 2025

DominoZÃO 4D da Reciclagem

coleta seletiva

publicado: 24/07/2025 ❎ atualizado: 24/07/2025
lista de jogos /  Geografia / DominóZÃO 4D da Reciclagem: coleta seletiva


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Mas, por que 4D? Bom, no jogo de dominó tradicional, cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que os pontos de um dos lados coincidam com os pontos da extremidade onde está sendo colocada. Neste DominóZÃO 4D, a dinâmica é a mesma, o que varia é a forma de combinação: figura com figura ou metade de uma figura com a sua outra metade, descrição X figura ou pergunta X figura com a resposta, etc.

Inicialmente idealizado e lançado para a disciplina de Geografia, o GeoDominó 4D, , ou seja, com 4 direções, ao jogar, você passa a ter quatro opções de combinações de peças em quatro extremidades. Recentemente, iniciamos o mesmo processo com os jogos da disciplina de Históriaonde já temos 4 jogos da linha dominó de História tipo 4D. Depois, em abril de 2020, atendendo aos muitos pedidos e solicitações, considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em realidade um antigo projeto, resolvemos aumentar, isso mesmo, aumentar o tamanho das nossas peças de GeoDominó. Daí, eis que surgiu, à época, essa  nova linha GeoDominóZÃO.

Neste primeiro DominóZÃO 4D a ideia é a de transformar um jogo de dominó tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Reciclagem: coleta seletiva. 

Este DominóZÃO 4D é composto por 70 peças (a peça de início do jogo vale por 2), estampando, cada uma, de um lado uma lixeira da coleta seletiva com uma determinada cor e, do outro lado, um tipo de resíduo.




CONTEÚDO DIDÁTICO

O jogo apresenta as 10 lixeiras (ou coletores) da coleta seletiva com a padronização de cores para os tipos de resíduos mais comuns. As informações são baseadas na resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente aceitos:

Amarelo - Metal em geral
Azul - Papel; papelão
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja - Resíduos perigosos
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Roxo - Resíduos radioativos
Verde - Vidro
Vermelho – Plástico

Além disso, mostra, também, 70 tipos diferentes de resíduos, tais como latinha de refrigerante, garrafas PET, caixas de papelão, etc.

Componentes do jogo:

 
70 peças (moldes para imprimir e recortar), estampando, cada uma, de um lado uma lixeira da coleta seletiva com uma determinada cor e, do outro lado, um tipo de resíduo, conforme modelo abaixo:




“peça de início” (equivalente à 2 peças) projetada para estabelecer as quatro direções e suas respectivas extremidades:

também contém:

 


Regras (sugestão): 

O jogo é composto por 70 peças (a peça de início do jogo vale por 2), estampando, cada uma, de um lado uma lixeira da coleta seletiva com uma determinada cor e, do outro lado, um tipo de resíduo. Neste tipo 4D, os coletores utilizados são 10, a saber: vermelho, verde, azul, amarelo, marrom, cinza, roxo, laranja, branco e preto e os resíduos, por sua vez, respectivamente: plástico, vidro, papel, metal, orgânicos, não recicláveis, radioativos, perigosos, serviços de saúde e madeira.

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. Neste jogo, o que muda, além da estampas e a forma de combiná-las, fica por conta das extremidades, ou pontas, abertas para combinar as peças: ao invés de 2, serão 4 pontas.

 O ideal é envolver de 4 a 6 e até 8 participantes, uma vez que a dinâmica do jogo e quantidade de peças (64) permite tal incremento. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante recebe de 5 a 8 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis, num monte, para “compras”.

A peça de início não faz parte da distribuição e deverá ser colocada no centro da mesa. O primeiro jogador escolhe uma de suas peças e a coloca sobre a mesa, com a face voltada para cima. em uma das 4 extremidades abertas, de forma que a figura do resíduo, de um dos lados coincida com cor do coletor do outro lado onde está sendo colocada.  Veja o exemplo na figura abaixo:

Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte. Se um jogador, na sua vez de jogar, não tiver nenhuma peça que combine com as que estão nas extremidades do jogo sobre a mesa, deverá “comprar”, do monte de compras, tantas peças quanto forem necessárias. Caso acabem as peças do monte de compras, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo. 

Apresentação:
 
Este jogo está em um arquivo no formato PDF, formatado para impressão em folha A4, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 8: peças para imprimir e recortar
- página 9: peça de início para imprimir e recortar
- página 10: versos das peças para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 11 e 12: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 13: folha com as regras/sugestões
- página 14: manual com as regras (para imprimir, recortar e guardar na caixinha)
- páginas 15 e 16: esquema de montagem/sugestão
 

dicas de impressão:

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