GeoRanking# América - como jogar: regras e sugestões

publicado: 27/02/2021  atualizado: 04/03/2021 
jogos didáticos

RESUMO: 

No novo GeoRanking# América edição 2021, você compara sua carta de estatísticas com as dos outros jogadores. Mas, dependendo do tipo de comparação exigido (maior ou menor) e do tema definido, escolha bem qual o país ou território ou região que vai utilizar a cada rodada, pois, se sua carta de estatísticas vencer o confronto, você fica com as cartas de estatísticas dos outros jogadores; se perder, um deles ficará com a sua! No final, vence quem tiver mais pontos (ou mais cartas conquistadas). E o melhor de tudo, vai adquirir conhecimento, em termos estatísticos e geográficos, sobre os países, territórios e as regiões do continente.

OBJETIVO:
Acumular o maior número de pontos (e/ou cartas).

NÚMERO DE JOGADORES:
De 2 a 6 (ideal 4 ou 5)

PREPARAÇÃO DO JOGO:
1 – Embaralhar as cartas de ação e posicioná-las em um único monte, com a face para baixo;
2 – Embaralhar as cartas de estatísticas;
3 – Distribuir 5 cartas de estatísticas para cada participante;
4 – Posicionar as cartas de estatísticas restantes em um único monte, com a face para baixo;
5 - Os jogadores devem sortear quem iniciará a partida.
 
INÍCIO DO JOGO:
1 – Retirada da carta de ação e seleção da carta de estatísticas.
O primeiro a jogar deverá retirar uma carta de ação  do respectivo monte, colocando-a em seguida sobre a mesa de confronto (o local da disputa), à vista de todos. Em seguida, baseando-se nas informações contidas nessa carta de ação, ele deverá escolher, dentre as cinco cartas de estatísticas disponíveis, que estão em seu poder, aquela que ele julgar ter o valor estatístico capaz de vencer o valor da mesma informação que consta nas cartas em poder de cada um dos outros jogadores e, que forem por eles escolhidas para o confronto. Em outras palavras, serão definidos, para confronto, o sinal de comparação (maior ou menor) e o tema a ser comparado (área em km2, população, densidade demográfica, PIB / ano, IDH e expectativa de vida).
 

Exemplos de cartas de ação:

Tão logo o jogador escolha a sua carta de estatísticas, ele deve colocá-la sobre a mesa de confronto (o local da disputa), com a face voltada para baixo. Em seguida, cada um dos outros jogadores fará o mesmo com a respectiva carta de estatísticas escolhida.
 
2 – Na mesa de confronto.
Tão logo as cartas de estatísticas estejam colocadas sobre a mesa de confronto, em seguida são viradas com a face para cima e os valores em disputa serão conferidos. Quem tiver a carta de estatísticas com valor comparado (maior ou menor) e tema exigido (veja o exemplo na figura abaixo), ganhará todas as cartas de estatísticas da mesa de confronto  e as colocará com a face voltada para baixo de modo a formar um monte, que ficará em seu poder até o final do jogo.

Importante: em seguida, deverá colocar a carta de ação desse confronto de volta ao monte das cartas de ação, sob todas as outras cartas que ali estão.
 
Empate: se dois ou mais jogadores tiverem colocado sobre a mesa, durante um confronto, cartas de estatísticas com valor comparado (maior ou menor) e o tema exigido iguais, essas cartas de estatísticas permanecerão na mesa de confronto até o próximo confronto. Dessa forma, quem vencer o próximo confronto, ganhará também as cartas de estatísticas do confronto anterior. Essa situação poderá ocorrer somente com os temas “IDH” e “expectativa de vida”, onde alguns países têm índices iguais.
 
Não disponíveis: Territórios (em grande parte), alguns poucos países e regiões registram nos dados estatísticos, ao invés de números, a sigla “n. d.” Essa sigla significa “não disponível”, ou seja, não há dados disponíveis para o tema em questão. Isso ocorre com os seguintes temas: “PIB / ANO”, “IDH” e “expectativa de vida”.   Em caso de confronto, “n. d.” equivale a zero.
 
3 – Próximo confronto
Terminado o primeiro confronto, os jogadores se preparam para o próximo. Cada jogador poderá retirar 1 (uma) carta do monte de cartas de estatísticas, para recompor o total de cinco cartas que deverão estar disponíveis para o próximo confronto.
 
O próximo jogador refaz o passo 1 – Retirada da carta de ação e seleção da carta de estatísticas. Em seguida, todos jogadores repetirão o processo descrito no passo 2 – Na mesa de confronto.
 
Não há captura de montes entre os jogadores nem é permitido trocas de cartas. Cada jogador formará o seu próprio monte com as cartas de estatísticas que vier a ganhar nos confrontos e o manterá em seu poder até o final do jogo.

 4 – prosseguimento e final do jogo

O jogo prossegue até que todas as cartas  do monte das cartas de estatísticas tenham sido retiradas e os jogadores não tenham mais nenhuma carta à mão para confrontar informações.
 
Após terminarem as cartas de estatísticas do respectivo monte, os jogadores utilizarão as cartas de estatísticas que têm em mãos, sem reposição, até que todas tenham sido colocadas em disputa. Assim, o término das cartas de estatísticas em mãos acontecerá de forma simultânea, ou seja, ao mesmo tempo com todos os jogadores, não havendo possibilidade de algum deles terminar primeiro ou por último.
 
Após o último confronto, cada jogador contará os pontos das cartas de estatísticas que está no monte (em seu poder). O jogador que somar mais pontos, ganhará o jogo. Caso aconteça um empate, vencerá aquele que possuir o maior número de cartas (este critério pode ser alterado, por exemplo, vence quem possuir o maior número de cartas, ou ainda, a combinação do maior número de cartas com o maior número de pontos).



jogue on-line

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato