Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
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boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
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Mais um! É quarto jogo GeoSudoku da série ‘países do mundo’:
o GeoSudokuÁfrica
Componentes do jogo
a) FICHAS
Como
o tema é “África”, especificando bandeiras de países e territórios, não foi
necessário fazer uma pesquisa apurada e não houve dificuldade alguma para
reunir o material.
A base para este trabalho foi o GeoRankingÁfrica.
São 54 países e 5 territórios.
Decidido
isso, comecei a confecção das fichas: 59 com as respectivas bandeiras, mais 1
com o mapa da África, multiplicadas por 9, totalizando 780 peças!
Veja
abaixo alguns modelos das fichinhas:
b)
GRADE
No
sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os
números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta
espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos
quadrados menores (de 9 células). Neste GeoSudokuÁfrica, disponibilizei a grade do jogo
tradicional (9x9) * conforme mostra a figuras abaixo:
* Tal qual o GeoSudokuEuropa, oAmérica e
o Ásia, e devido a, digamos, robustez
deste jogo e do grau de dificuldade previsto, disponibilizarei apenas a grade
9x9
É
importante citar que, junto com o jogo, é disponibilizada uma grade do modelo.
Mas, nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e
distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha,
ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.
c) APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d) CAIXINHA
Há
também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:
Regras
/ forma de jogar
O
jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo,
com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas
regras básicas deverão ser observadas:
a)
Quadra 9x9
1)
Para cada disputa, deve-se escolher apenas 9, das 59 bandeiras ou do mapa
disponíveis. Esta escolha pode também ficar a critério do docente. Por exemplo,
escolher os países da África Ocidental, ou os 9 países mais ricos do
continente, etc.
2)
O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas
fichas:
3)
O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas das 9 bandeiras
escolhidas (apenas uma bandeira em cada casa) de acordo com o seguinte:
a.
A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada linha:
b. A bandeira de um
determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada coluna:
c. A bandeira de
um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra:
Em
resumo: A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez na
linha, na coluna ou na subquadra.
Ajuda
aos estudantes
As
possibilidades:
O
primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar as bandeiras
que poderiam ser colocadas ali – ou seja, aquelas que ainda não existem em
nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos
que têm mais bandeiras-pista já dispostos.
Nas
casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele
deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na
mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até
preencher toda a grade.
Nas casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.
dicas de impressão:
Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
nossas redes sociais:
Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
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PagSeguro UOL
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Finalmente! O 5º e
último jogo GeoSudoku da série ‘países do mundo’:
o GeoSudokuOceania
Componentes
do jogo
a)
FICHAS
Como
o tema é “Oceania”, especificando bandeiras de países e territórios, não foi
necessário fazer uma pesquisa apurada e não houve dificuldade alguma para
reunir o material.
A base para este trabalho foi o GeoRankingOceania.
São 14 países e 13 territórios.
Decidido
isso, comecei a confecção das fichas: 27 com as respectivas bandeiras, mais 1
com o mapa da Oceania, multiplicadas por 9, totalizando 364 peças!
Veja
abaixo alguns modelos das fichinhas:
b)
GRADE
No
sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os
números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta
espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos
quadrados menores (de 9 células). Neste GeoSudokuOceania, disponibilizei a grade do jogo tradicional (9x9)
* conforme mostra a figura abaixo:
* Tal qual o GeoSudokuEuropa, oAmérica, o
Ásia e o
África, e devido a, digamos,
robustez deste jogo e do grau de dificuldade previsto, disponibilizarei apenas
a grade 9x9
É
importante citar que, junto com o jogo, é disponibilizada uma grade do modelo.
Mas, nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e
distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha,
ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.
c) APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d) CAIXINHA
Há
também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:
Regras
/ forma de jogar
O
jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo,
com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas
regras básicas deverão ser observadas:
a)
Quadra 9x9
1)
Para cada disputa, deve-se escolher apenas 9, das 59 bandeiras ou do mapa
disponíveis. Esta escolha pode também ficar a critério do docente. Por exemplo,
escolher os 9 países mais ricos do continente, etc.
2)
O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas
fichas:
3)
O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas das 9 bandeiras
escolhidas (apenas uma bandeira em cada casa) de acordo com o seguinte:
a.
A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada linha:
b. A bandeira de um
determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada coluna:
c. A bandeira de
um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra:
Em
resumo: A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez na
linha, na coluna ou na subquadra.
Ajuda
aos estudantes
As
possibilidades:
O
primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar as bandeiras
que poderiam ser colocadas ali – ou seja, aquelas que ainda não existem em
nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos
que têm mais bandeiras-pista já dispostos.
Nas
casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele
deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na
mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até
preencher toda a grade.
Nas casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.
dicas de impressão:
Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
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Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”