...nos potinhos de Danoninho (vem aí uma nova dinâmica):
16 março 2017
12 março 2017
photodinâmica
005
Diversão e... trabalho(?)!
Outubro/2012 - Visita técnica e passeio: hidrelétrica de Itatinga (Bertioga), que fornece energia elétrica ao Porto de Santos
Dinâmicas: Jogos das fichas... ou dos contêineres... ou ainda, dos condomínios...
Parâmetros, aplicação, regras e fotos das disputas!
publicado: 12/03/2017 atualizado: 12/03/2017
Inicialmente, a ideia era criar uma dinâmica voltada exclusivamente para
as disciplinas que eu lecionava no curso de Técnico em Logística da Etec.
Porém, graças a uma “pitada” de versatilidade, o jogo, primeiramente denominado
“das fichas”, depois rebatizado “dos contêineres” transformou-se, também, em “dos
condomínios”.
A seguir, apresento as características e parâmetros de cada um deles, a fim de melhor explicar e conhecer suas regras e objetivos, bem como as fotos das dinâmicas realizadas.
A seguir, apresento as características e parâmetros de cada um deles, a fim de melhor explicar e conhecer suas regras e objetivos, bem como as fotos das dinâmicas realizadas.
1 – Jogo dos Contêineres
Participantes:
Os alunos são divididos em sete grupos (ou equipes). Cada grupo
representa um armador (dono do navio) e, respectivamente, um navio. Os navios
presentes no jogo são: amarelo (Yellow
Sea), azul (Blue Sea), vermelho (Red Sea), preto (Black Sea), prata (Silver Sea),
ouro (Golden Sea) e verde (Green Sea).
Sete cartelas com 36 fichas redondas e autocolantes, nas sete cores já
mencionadas. Cada fichinha representa um contêiner.
Folha com o mapa do navio, incluindo as regras, tabelas de fretes e de
tarifas, destinos e espaços delimitados para “colar” os contêineres, além de
demonstrativo de lucro/prejuízo e do saldo de dinheiro em caixa no início e ao
término da dinâmica.
Cerca de $ 1.000,00 em dinheiro sem valor (tipo aquelas cédulas de Banco
Imobiliário)
Cada equipe têm, basicamente, dois objetivos:
1º) Atuar como cliente, procurando embarcar todos os seus 36 contêineres
em todos os navios das outras seis equipes PAGANDO fretes e tarifas correspondentes
(conforme tabelas)
2º) Atuar como armador e embarcar em seu próprio navio, determinada
quantidade de contêineres de todas as outras seis equipes, COBRANDO e RECEBENDO
fretes e tarifas correspondentes (conforme tabelas)
Avaliação
A avaliação consiste na apuração correta do resultado a ser alcançado, que envolve o controle exato das Receitas e Gastos, além da demonstração do lucro ou prejuízo (sim, prejuízo, pois, em média, três equipes terão prejuízo)
Regras
Cada equipe recebe, dentro de um envelope, o material completo e a
partir daí, começa a negociar o embarque dos seus 36 contêineres nos navios das
outras seis equipes participantes, respeitando a quantidade de 6 contêineres de
cada cor em cada navio.
O armador, por sua vez (e obrigatoriamente), deverá embarcar 1 contêiner
em cada um dos cinco destinos disponíveis: América do Norte, Europa, África,
Ásia e Oceania, cobrando o respectivo frete, bem como a tarifa de acordo com a
cor de cada contêiner. Como são 6 (seis) o número de contêineres a serem
embarcados e, 5 (cinco) desses, obrigatoriamente serão encaminhados ao seu
destino correspondente, sobra um, ou seja, o 6º, que poderá ser negociado livremente
para qualquer um dos destinos.
Em resumo, o armador e o cliente negociam o embarque de 6 contêineres, sendo que 5 (cinco) tem destinos e preços obrigatórios. O que sobra poderá ser negociado livremente. Cada destino poderá comportar até 8 contêineres.
2 – Jogo dos Condomínios.
Segue os mesmos parâmetros do Jogo dos Contêineres (participantes, material,
objetivos e regras. A diferença é que, sai a figura do armador e surge em seu
lugar a da imobiliária, e agora as fichas representam os imóveis. Além disso, as
imobiliárias também tomam o lugar dos navios: amarelo (Yellow Imóveis), azul (Blue
Imóveis), vermelho (Red Imóveis),
preto (Black Imóveis), prata (Silver Imóveis), ouro (Golden Imóveis) e verde (Green Imóveis).
Cada equipe recebe, dentro de um envelope, o material completo e a
partir daí, começa a negociar o contrato de administração dos seus 36 imóveis nas
imobiliárias das outras seis equipes participantes, respeitando a quantidade de
6 imóveis de cada cor por imobiliária.
A imobiliária, por sua vez (e obrigatoriamente), deverá contratar a administração de 1 imóvel em cada um dos cinco condomínios disponíveis: América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, cobrando a respectiva taxa de contrato, bem como tarifa de administração de acordo com a cor de cada imóvel.
Como são 6 (seis) o número de imóveis a serem contratados e, 5 (cinco) obrigatoriamente serão encaminhados ao seu condomínio correspondente, e, o que sobrou, ou seja, o 6º poderá ser negociado livremente em qualquer um dos condomínios.
Em resumo, a imobiliária e o cliente negociam o contrato de administração de 6 imóveis da mesma cor, sendo que 5 (cinco) desses tem condomínios e preços obrigatórios. O que sobra poderá ser negociado livremente. Cada condomínio poderá comportar até 8 imóveis.
Ufa! Um pouco complicado, não é mesmo?
Com certeza... mas o jogo aceita adaptações e novas regras ou formas de disputa-lo
podem ser criadas. O objetivo final é o controle exato das finanças. Já testei,
com sucesso, variações desses jogos com as turmas de Ciências Contábeis e
Administração, além de disciplinas tais como Empreendedorismo e, quem diria...
até Ética.
É isso! Abraço!
É isso! Abraço!
04 março 2017
03 março 2017
photodinâmica
004
Aventura, ecologia e meio ambiente!
Fevereiro/2017 - Atividade com os professores - Mar Pequeno, Ponte Pênsil - Praia Grande e São Vicente.
26 fevereiro 2017
jogos didáticos: GeoDominó Brasil: Estados
publicado: 26/02/2017 atualizado: 05/07/2023
nota informativa de 17/08/2021:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:
- foi renovado o layout de peças;
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.
Para obter a versão original deste jogo, é só ler o post abaixo e fazer o download:
Espero que este jogos atenda à demanda das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries, tais como o 6º e o 7º também. A ideia aqui é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.
GeoDominó Brasil - Estados
Num ‘post’ recente, eu disse que estava sempre em constante busca de estratégias para despertar o interesse dos meus alunos do ensino fundamental II pela Geografia. Ainda sobre o tema “Estados do Brasil”, pensei em propor-lhes um jogo de dominó, a título de revisão da matéria dada no ano anterior. Sim, dominó! Mas, não daqueles que todos conhecem e estão acostumados, com números de 0 a 6. Elaborei um dominó com os Estados Brasileiros.
O objetivo do jogo é combinar a bandeira do Estado com o seu respectivo
mapa. Pra ajudar na empreitada, inclui abaixo de cada bandeira a sigla do
Estado e, dentro de cada mapa o seu respectivo nome.
O jogo conta com todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Para
incrementar, adicionei peças com o mapa e a bandeira do Brasil.
Ah! O
jogo conta com 40 peças! Já testei com minhas turmas e foi um sucesso! Chegamos
a ter 6 grupos jogando simultaneamente. E o que é melhor: todo mundo aprende
(brincando e/ou competindo).
APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF
- O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem (neste caso, 12) ficarão disponíveis para “compras”.
- O jogo pode começar se algum dos participantes tiver uma das peças “curinga” ou dobradas, que tem dois mapas iguais. Esse critério de início pode ser mudado e definido pelo docente ou pelos alunos.
- Cada jogador, no sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que o Estado de um dos lados coincida com o mapa e a sua respectiva capital do outro lado onde está sendo colocada. As peças “curinga” ou dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização.
- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante, tantas peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a vez ao próximo jogador.
- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo.
Para adquirir:
nota informativa de 17/08/2021:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:
- foi renovado o layout de peças;
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
27 janeiro 2017
photodinâmica
003
Desafio!
Fevereiro/2008 - Treinamento corporativo (fotos do tempo em que trabalhei na Pirelli, em Santo André/SP) envolvendo várias atividades em grupo. Obviamente aproveitei algumas delas para utilizar nas minhas aulas.
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