17 agosto 2018

jogos didáticos: QuebraMinó Blocos Econômicos

publicado: 17/08/2018  atualizado: 15/03/2021


Depois de um bom tempo, um pouco esquecido, resolvi de uma vez por todas colocar o QuebraMinó em destaque (ao final deste post, a história do jogo e os posts originais de lançamento).

 
Quebraminó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó.

A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Preparei seis novos temas: Brasil: (1) Regiões (2) Vegetação (3) Clima (4) Relevo (5) Hidrografia e (6) Biomas/Fauna, para o relançamento do QuebraMinó e atualizei os três temas anteriores. A primeira atualização é do:


QuebraMinó Blocos Econômicos


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

O QuebraMinóBlocos Econômicos” abrange um mapa-múndi destacando, em cores diferentes, os 12 blocos econômicos e os países que os compõem.


b) PEÇAS

São 40 peças que formam um quadro com mapa-múndi destacando, em cores diferentes, os 12 blocos econômicos e os países que os compõem.


c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó.

O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.


Para lembrar:
A história desse jogo começou em 18 de junho de 2017, quando postei o lançamento do primeiro tema, “Blocos Econômicos” (reveja esse post clicando aqui). Na sequência veio “Placas Tectônicas” (06/07/2017 – confira aqui). Em seguida, mais precisamente em 17/08/2017, “Mundo Físico” (clique aqui para rever).


Para adquirir:


Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato


jogos didáticos: QuebraMinó Brasil: Biomas/Fauna

publicado: 17/08/2018  atualizado: 15/03/2021


Não é mais novidade que, depois de um bom tempo, deixando um pouco esquecido, resolvi de uma vez por todas colocar o QuebraMinó em destaque (ao final deste post, a história do jogo).

QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó.

A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Preparei seis novos temas para o relançamento do QuebraMinó e atualizei os três temas anteriores. O sexto lançamento desta nova série é:



QuebraMinó Brasil: Biomas/Fauna


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

O QuebraMinóBrasil: Biomas/Fauna” abrange um mapa temático do Brasil apresentando a divisão pelas áreas dos biomas, a saber:
- Amazônia;
- Caatinga;
- Cerrado;
- Mata Atlântica;
- Pampa;
- Pantanal.

E uma novidade: os animais de cada bioma!


b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa do Brasil destacando, em áreas de cores diferentes, cada bioma e a sua respectiva fauna.


c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó.

O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.


Para adquirir:

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato


jogos didáticos: QuebraMinó Brasil: Hidrografia

publicado: 17/08/2018  atualizado: 15/03/2021




Estou de voltam com a minha decisão, de colocar o QuebraMinó em destaque (ao final deste post, a história do jogo), depois de um bom tempo, um pouco esquecido.

QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó.

A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Preparei seis novos temas para o relançamento do QuebraMinó e atualizei os três temas anteriores. O quinto lançamento desta nova série é:




QuebraMinó Brasil: Hidrografia


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

O QuebraMinóBrasil: Hidrografia” abrange o mapa do Brasil apresentando as características hidrográficas (bacias e regiões), a saber:
- Bacia Amazônica;
- Bacia do Tocantins-Araguaia;
- Bacia do Atlântico NE Ocidental;
- Bacia do Paranaíba;
- Bacia do Atlântico NE Oriental;
- Bacia do São Francisco;
- Bacia do Atlântico Leste;
- Bacia do Atlântico Sudeste;
- Bacia do Paraná;
- Bacia do Paraguai;
- Bacia do Uruguai;
- Bacia do Atlântico Sul.


b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa do Brasil destacando, em áreas de cores diferentes, as bacias hidrográficas.


c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:

Regras (sugestões)

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó.
  
O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.


Para adquirir:

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
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professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato

jogos didáticos: QuebraMinó Brasil: Relevo

publicado: 17/08/2018  atualizado: 15/03/2021


Reiterando o que eu disse anteriormente, depois de um bom tempo, um pouco esquecido, resolvi de uma vez por todas colocar o QuebraMinó em destaque (ao final deste post, a história do jogo).

QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó.

A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Preparei seis novos temas para o relançamento do QuebraMinó e atualizei os três temas anteriores. O quarto lançamento desta nova série é:



QuebraMinó Brasil: Relevo


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

O QuebraMinóBrasil: Relevo” abrange o mapa do Brasil apresentando as características do relevo, a saber:
- Planalto das Guianas;
- Planalto Central;
- Planalto Meridional;
- Planalto Nordestino;
- Serra e Planalto do Leste e Sudeste;
- Planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense;
- Planícies e Terras Baixas Amazônicas;
- Planícies e Terras Baixas Costeiras;
- Planície do Pantanal;


b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa do Brasil destacando, em áreas de cores diferentes, os tipos de relevo.


c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:

Regras (sugestões)

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó.
   
O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.


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     Professor Marcos Bonanato



jogos didáticos: QuebraMinó Brasil: Clima

publicado: 17/08/2018  atualizado: 15/03/2021


Depois de um bom tempo, um pouco esquecido, resolvi de uma vez por todas colocar o QuebraMinó em destaque (ao final deste post, a história do jogo).

QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó.

A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Preparei seis novos temas para o relançamento do QuebraMinó e atualizei os três temas anteriores. O terceiro lançamento desta nova série é:




QuebraMinó Brasil: Clima


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

O QuebraMinóBrasil: Clima” abrange o mapa do Brasil apresentando as características do clima, a saber:
- Equatorial;
- Tropical;
- Semiárido;
- Tropical Atlântico;
- Tropical de Altitude;
- Subtropical.


b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa do Brasil destacando, em áreas de cores diferentes, os tipos de clima.


c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó.
  
O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.


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     Professor Marcos Bonanato