14 junho 2019

jogos didáticos: GeoMemória Espaço Geográfico: Orientação e Localização

módulo 1 - fácil: figuras X figuras
publicado: 14/06/2019  atualizado: 28/09/2019

Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, com os seguintes tópicos Orientação pelos astros, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para acessar o post desse jogo).


O outro jogo é o GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação e Localização com 40 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo).  
E, logo mais... no próximo ‘post’ aqui do blog, mais uma novidade nesse mesmo tema: é o jogo... bem, depois falaremos dele... vamos, primeiramente, ao que interessa no momento!
Isso! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo... mais um GeoMemória!
Gosto sempre de lembrar citações que fiz em ‘posts’ de lançamento do primeiro jogo de cada série. No caso da linha GeoMemória, foi esta: “Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!
Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
 1 - Conteúdo didático

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas nas 100 cartas são relacionadas aos seguintes conceitos:

     - Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
     - Forças sociais e forças naturais;
     - Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
     - Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
     - Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Sul-sudeste, 
        Oeste- sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Sul-sudoeste;
     - Ocidente e Oriente, nascente e poente;
     - Setentrional e Meridional, boreal e austral;
     - Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
     - paralelos, hemisférios e meridianos;
     - Latitude, longitude e altitude;
     - etc.






A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada de várias coleções de livros de Geografia para o ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano. Li, estudei e analisei a unidade 1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude 

2 - Componentes do jogo

A - Cartas

O jogo é composto por 100 cartas, sendo 50 pares, estampadas com 50 figuras relacionadas ao tema.


Acima, exemplo detalhado de algumas cartas.

B – Caixinha



3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.

Regras (sugestões)

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenham a mesma estampa, por exemplo, uma bússola, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. 

O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares, , não deixando sobrar nenhuma carta na mesa

Fim do jogo:




O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!





Para adquirir:
















Preço:

R$ 5,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpK1Bb7)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpK1Bb7)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
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ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

13 junho 2019

jogos didáticos: GeoDominó Rosa dos Ventos

publicado: 13/06/2019  atualizado: 28/09/2019
jogos didáticos



Novidade no blog! Mais um jogo chegando... para aumentar a coleção GeoDominó: 
Para quem ainda não sabe o que é GeoDominó, eu explico: a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.
O objetivo com este tipo específico de jogo e com o seu conteúdo didático pertinente, é que atenda primeiramente à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II. Além disso, será de grande ajuda também nas demais séries, inclusive a título de revisão.  

Então... prontos para conhecer este novo jogo?


1 - Conteúdo didático

Seguindo as características, em termos de conteúdo, apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó Rosa dos Ventos foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos de Geografia, especificamente do 6º ano (ensino fundamental II). O conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre a rosa dos ventos, um símbolo muito utilizado para orientar as representações cartográficas e que serve para indicar os pontos cardeais (N – norte, S – sul, L – leste e O – oeste), os chamados pontos colaterais (NE – nordeste, SE – sudeste, NO – noroeste e SO – sudoeste) e também apresenta os pontos subcolaterais* (NNE – norte-nordeste, ENE – leste-nordeste, ESE – leste-sudeste, SSE – sul-sudeste, SSO – sul-sudoeste, OSO – oeste-sudoeste, ONO – oeste-nordeste e NNO – norte-nordeste)

*também são utilizadas as denominações NNE – nor-nordeste, ENE – es-nordeste, ESE – les-sudeste, SSE – su-sudeste, SSO – su-sudoeste, OSO – oes-sudoeste, ONO – oes-nordeste e NNO – nor-nordeste)


2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas as figuras representando, uma rosa dos ventos, mostrando, de formar aleatória, um dos pontos cardeais, ou um dos pontos colaterais ou ainda, um dos pontos subcolaterais.


Este jogo conta com 20 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma rosa dos ventos, com uma sigla e uma haste numa determinada cor e, na outra ponta, uma metade de outra rosa dos ventos com um nome escrito por extenso.

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:

Composição das peças:
- 4 com os pontos cardeais;
- 4 com os pontos colaterais;
- 8 com os pontos subcolaterais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos cardeais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos colaterais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos subcolaterais;
- 1 com a rosa dos ventos completa.

B – Caixinha


3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (rosa dos ventos) formam a figura completa (exemplo: metade da rosa dos ventos com a sigla N encaixa com a outra metade da mesma bandeira rosa dos ventos com a descrição NORTE, formando a figura completa).
 
- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Porém, como nesse jogo a quantidade de peças é menor (20) procuro dividir os participantes em três duplas.

- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.



- Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 20 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.

Para adquirir:
















Preço:

R$ 6,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSwbn9u)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSwbn9u)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



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