13 junho 2019

GeoDominó Rosa dos Ventos

publicado: 13/06/2019  🌏 atualizado: 20/01/2025
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Novidade no blog! Mais um jogo chegando... para aumentar a coleção GeoDominó: 
Para quem ainda não sabe o que é GeoDominó, eu explico: a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.
O objetivo com este tipo específico de jogo e com o seu conteúdo didático pertinente, é que atenda primeiramente à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II. Além disso, será de grande ajuda também nas demais séries, inclusive a título de revisão.  

Então... prontos para conhecer este novo jogo?


1 - Conteúdo didático

Seguindo as características, em termos de conteúdo, apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó Rosa dos Ventos foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos de Geografia, especificamente do 6º ano (ensino fundamental II). O conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre a rosa dos ventos, um símbolo muito utilizado para orientar as representações cartográficas e que serve para indicar os pontos cardeais (N – norte, S – sul, L – leste e O – oeste), os chamados pontos colaterais (NE – nordeste, SE – sudeste, NO – noroeste e SO – sudoeste) e também apresenta os pontos subcolaterais* (NNE – norte-nordeste, ENE – leste-nordeste, ESE – leste-sudeste, SSE – sul-sudeste, SSO – sul-sudoeste, OSO – oeste-sudoeste, ONO – oeste-nordeste e NNO – norte-nordeste)

*também são utilizadas as denominações NNE – nor-nordeste, ENE – es-nordeste, ESE – les-sudeste, SSE – su-sudeste, SSO – su-sudoeste, OSO – oes-sudoeste, ONO – oes-nordeste e NNO – nor-nordeste)


2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas as figuras representando, uma rosa dos ventos, mostrando, de formar aleatória, um dos pontos cardeais, ou um dos pontos colaterais ou ainda, um dos pontos subcolaterais.


Este jogo conta com 20 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma rosa dos ventos, com uma sigla e uma haste numa determinada cor e, na outra ponta, uma metade de outra rosa dos ventos com um nome escrito por extenso.

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:

Composição das peças:
- 4 com os pontos cardeais;
- 4 com os pontos colaterais;
- 8 com os pontos subcolaterais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos cardeais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos colaterais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos subcolaterais;
- 1 com a rosa dos ventos completa.

B – Caixinha


3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (rosa dos ventos) formam a figura completa (exemplo: metade da rosa dos ventos com a sigla N encaixa com a outra metade da mesma bandeira rosa dos ventos com a descrição NORTE, formando a figura completa).
 
- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Porém, como nesse jogo a quantidade de peças é menor (20) procuro dividir os participantes em três duplas.

- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.



- Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 20 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.

Para adquirir:
















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