01 junho 2019

QuizTÓRIA “Brasil: Personagens da História – volume 2”

período: Imperial

publicado: 01/06/2019  ⌛ atualizado: 09/01/2025
lista de jogos /  História / QuizTÓRIA Brasil: Personagens da História - volume 2


O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!


25º tema:

jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

dicas de impressão:
Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Todas as questões foram baseadas em pesquisas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a ‘História do Brasil’, envolvendo, principalmente, seus personagens mais conhecidos, além de fatos e imagens pertinentes.


Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:

“Brasil: Personagens Históricos – volume 2 – período: Imperial.

Conforme a linha do tempo da História do Brasil, este jogo apresenta, em seu volume 2, questões sobre 80 personagens que viveram no período Imperial, conforme a relação abaixo, em ordem cronológica:

Visconde de Cairu
Frei Francisco Sampaio
Dom Pedro I
Imperatriz Leopoldina
Marquesa de Santos
Amélia de Leuchtenberg
Marquês de Barbacena
Marquês de Queluz
José Bonifácio de Andrada e Silva
Antônio Carlos de Andrada e Silva
Martim Francisco de Andrada
Gonçalves Ledo
Senador Vergueiro
Frei Caneca
Cipriano José Barata de Almeida
Visconde de Pirajá
Maria Felipa
Maria Quitéria
Visconde de São Leopoldo
Libero Badaró
José Clemente Pereira
Evaristo da Veiga
Bento Gonçalves
Anita Garibaldi
Giuseppe Garibaldi
Tobias de Aguiar
Padre Diogo Antônio Feijó

Francisco Gomes da Silva
Marques de Olinda
Dom Pedro II
Tereza Cristina
Visconde de Sepetiba
Gonçalves Dias
Visconde do Araguaia
Duque de Caxias
Almirante Tamandaré
Barão de Jaceguai
Ana Nery
Álvares de Azevedo
Fagundes Varella
Eusébio de Queirós
Barão de Itapetininga
Visconde do Uruguai
Visconde de Albuquerque
Marques de Herval
Visconde de Mauá
Almirante Barroso
Machado de Assis
José de Alencar
Castro Alves
Carlos Gomes
Visconde do Rio Branco
Luís Gama
Barão de Cotegipe

Princesa Isabel
Conde d'Eu
Visconde de Ouro Preto
José do Patrocínio
Joaquim Nabuco
Cruz e Sousa
Quintino de Lacerda
Conselheiro Lafayette
André Rebouças
Gaspar da Silveira Martins
Marquês de Maricá
Teófilo Ottoni
Marquês de Abrantes
Barão de Cocais
Conde da Boa Vista
Visconde de Rio Branco
Barão de Santo Ângelo
Visconde de Inhomirim
Barão de Japurá
Barão do Lavradio
Visconde de Embaré
Silva Jardim
Antonio Prado
Barão de Tefé
Barão de Itapevi
Capistrano de Abreu


b) CARTAS

São 80 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta sobre um dos 60 personagens abrangidos e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta. A novidade fica por conta dos emoticons relativos ao nível de dificuldade de cada questão.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas (aproveitei e fiz algumas alterações no layout):
  
c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. Poderá também utilizar um sistema de pontuação, de acordo com os emoticons que indicam o nível de dificuldade de cada questão.

Fim do jogo
Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.


Para adquirir:















jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

dicas de impressão:





Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais: