01 junho 2019

QuizTÓRIA “Brasil: Personagens da História – volume 1”

períodos: Pré-colonial e Colonial

publicado: 01/06/2019  ⌛ atualizado: 09/01/2025
lista de jogos /  História / QuizTÓRIA Brasil: Personagens da História - volume 1


O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!


24º tema:

jogo em arquivo no formato PDF 
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Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Todas as questões foram baseadas em pesquisas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a ‘História do Brasil’, envolvendo, principalmente, seus personagens mais conhecidos, além de fatos e imagens pertinentes.


Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:

“Brasil: Personagens Históricos – volume 1 – períodos: Pré-colonial e Colonial.
 
Conforme a linha do tempo da História do Brasil, este jogo apresenta, em seu volume 1, questões sobre 60 personagens que viveram nos períodos Pré-colonial e Colonial, conforme a relação abaixo, em ordem cronológica:

Manuel I De Portugal
Pedro Álvares Cabral
Pero Vaz De Caminha
Frei Henrique De Coimbra
Gaspar De Lemos
Américo Vespúcio
Gonçalo Coelho
Fernão De Loronha
Cristóvão Jacques
Martim Afonso De Sousa
Ana Pimentel
Braz Cubas
Tomé De Sousa
Padre Manuel Da Nóbrega
Caramuru
Catarina Paraguaçu
Dom Pero Sardinha
João Ramalho
Bartira (Izabel Dias)
Duarte Da Costa
Padre José De Anchieta
Cacique Tibiriçá
Nicolas Durand De Villegaigon
Branca Dias
Mem De Sá
Estácio De Sá
Arariboia
Maurício De Nassau
Henrique Dias
Filipe Camarão
André Vidal De Negreiros
Amador Bueno De Ribeira
Manuel Beckman
Raposo Tavares
Borba Gato
Fernão Dias Paes Leme
Bartolomeu Bueno Da Silva
Domingos Jorge Velho
Zumbi Dos Palmares
Padre Antonio Vieira

Gregório De Matos
Padre Bartolomeu De Gusmão
Filipe Dos Santos
Marquês De Pombal
Chica Da Silva
Claudio Manoel Da Costa
Tomás Antonio Gonzaga
Alvarenga Peixoto
Bárbara Heliodora
Tiradentes
Visconde De Barbacena
Joaquim Silvério Dos Reis
Aleijadinho
Dona Beja
Maria I De Portugal
D. João VI
Carlota Joaquina
Domingos José Martins
Soror Joana Angélica
Hipólito Da Costa


b) CARTAS

São 60 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta sobre um dos 60 personagens abrangidos e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta. A novidade fica por conta dos emoticons relativos ao nível de dificuldade de cada questão.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas (aproveitei e fiz algumas alterações no layout):


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:



Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. Poderá também utilizar um sistema de pontuação, de acordo com os emoticons que indicam o nível de dificuldade de cada questão.

Fim do jogo
Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.




Para adquirir:















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