14 junho 2019

GeoBingo Espaço Geográfico: Orientação e Localização

publicado: 14/06/2019  atualizado: 10/05/2023
lista de jogos / Geografia / GoeBingo Espaço Geográfico: Orientação e Localização
 jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


Puxa... faz um bom tempo que não lanço jogos da linha GeoBingo para a disciplina de Geografia – semana passada lancei três, mas são de História. Revirando meus registros, o último foi o GeoBingo Região Metropolitana da Baixada Santista, em setembro de 2018 e antes dele, o bingo GeoReciclagem, em maio do mesmo ano. Mas, isso é passado!

Eis que surge um novo GeoBingo:
Ratificando o que escrevo nos ‘posts’ de lançamento dos GeoBingo, não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. 

Este jogo de bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia.
Assim, desenvolvi este jogo abrangendo o tema Orientação e Localização no Espaço Geográfico, que também já foi abordado em três jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, com os seguintes tópicos Orientação pelos astros, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para acessar o post desse jogo); no GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação e Localização com 40 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo) e, recentemente, no GeoMemória Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, composto por 100 cartas, sendo 50 pares, estampadas com 50 figuras relacionadas ao tema (Clique aqui para acessar o post desse jogo).


Vamos ao jogo:


1 - Conteúdo didático

A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada de várias coleções de livros de Geografia para o ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano, unidade 1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude 

E o conteúdo abordado neste jogo apresenta os seguintes conceitos:

- Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
- Forças sociais e forças naturais;
- Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
- Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
- Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Su-sudeste, Oeste-sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Su-sudoeste;
- Ocidente e Oriente, nascente e poente;
- Setentrional e Meridional, boreal e austral;
- Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
- paralelos, hemisférios e meridianos;
- Latitude, longitude e altitude;
- etc.

2 - Componentes do jogo

A - Cartelas

O jogo é composto por 60 cartelas numeradas contendo, cada uma, 8 imagens aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema.


Abaixo, exemplo detalhado de uma das cartelas.
 

B - Fichas com perguntas e respostas

Além disso, traz também 46 fichas com perguntas relacionadas com cada uma das 46 figuras, e direcionadas ao tema, tais como a do exemplo abaixo:
 
Note que cada ficha de pergunta contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem que o aluno deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para o professor. Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos.


C – Caixinha


3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.

Regras (sugestões)

As regras para se jogar o GeoBingo Orientação e Localização no Espaço Geográfico, são muito simples:

- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com as 8 imagens aleatórias em cada uma. Pode-se dividir a turma em grupos, porém cada aluno deverá ter a sua cartela individual;

- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Exemplo: Se a pergunta sorteada for " A linha do equador divide o globo terrestre em dois hemisférios. Como são denominados”? ele deverá verificar em sua cartela se consta a imagem do globo terrestre com a divisão norte/sul. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra essa imagem;
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas;

- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor;
Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.



Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GoeBingo Espaço Geográfico: Orientação e Localização