14 junho 2019

GeoMemória "Espaço Geográfico: Orientação e Localização"

módulo 1 - fácil
figuras X figuras
publicado: 14/06/2019  🔆 atualizado: 17/01/2025
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Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, com os seguintes tópicos Orientação pelos astros, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para acessar o post desse jogo).


O outro jogo é o GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação e Localização com 40 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo).  
E, logo mais... no próximo ‘post’ aqui do blog, mais uma novidade nesse mesmo tema: é o jogo... bem, depois falaremos dele... vamos, primeiramente, ao que interessa no momento!
Isso! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo... mais um GeoMemória!
Gosto sempre de lembrar citações que fiz em ‘posts’ de lançamento do primeiro jogo de cada série. No caso da linha GeoMemória, foi esta: “Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!
Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:

Componentes do jogo: 
1 - Conteúdo didático

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas nas 100 cartas são relacionadas aos seguintes conceitos:

     - Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
     - Forças sociais e forças naturais;
     - Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
     - Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
     - Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Sul-sudeste, 
        Oeste- sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Sul-sudoeste;
     - Ocidente e Oriente, nascente e poente;
     - Setentrional e Meridional, boreal e austral;
     - Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
     - paralelos, hemisférios e meridianos;
     - Latitude, longitude e altitude;
     - etc.






A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada de várias coleções de livros de Geografia para o ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano. Li, estudei e analisei a unidade 1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude 

2 - Componentes do jogo

A - Cartas

O jogo é composto por 100 cartas, sendo 50 pares, estampadas com 50 figuras relacionadas ao tema.


Acima, exemplo detalhado de algumas cartas.

B – Caixinha



3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.

Regras (sugestões)

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenham a mesma estampa, por exemplo, uma bússola, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. 

O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares, , não deixando sobrar nenhuma carta na mesa

Fim do jogo:




O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!





Para adquirir:
















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