jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Puxa... faz um bom tempo que não lanço jogos da linha GeoBingo
para a disciplina de Geografia – semana passada lancei três, mas são de
História. Revirando meus registros, o último foi o GeoBingo Região Metropolitana da Baixada
Santista, em setembro de 2018 e antes
dele, o bingo GeoReciclagem, em maio do mesmo ano. Mas, isso é passado!
Eis que surge um novo GeoBingo:
Ratificando o que
escrevo nos ‘posts’ de lançamento dos GeoBingo, não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com
diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória.
Este jogo de bingo, ou
melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado
exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre
Geografia.
Assim, desenvolvi este
jogo abrangendo o tema “Orientação e Localização no
Espaço Geográfico”, que também já foi abordado
em três jogos, um da linha GeoQuest, o de
número 4 - “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, com os
seguintes tópicos Orientação pelos astros,
pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos
ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para
acessar o post desse jogo); no GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação e Localização com
40 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome
de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para
acessar o post desse jogo) e, recentemente, no GeoMemória “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”,
composto por 100 cartas, sendo 50 pares,
estampadas com 50 figuras relacionadas ao tema (Clique aqui para acessar o
post desse jogo).
Vamos ao jogo:
1 - Conteúdo didático
A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada
de várias coleções de livros de Geografia para o
ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo
dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano, unidade
1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro
percursos, a saber:
Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude
E o conteúdo abordado neste
jogo apresenta os seguintes conceitos:
- Espaço natural,
espaço geográfico, paisagem e lugar;
- Forças sociais e
forças naturais;
- Pontos Cardeais:
Norte, Sul, Leste e Oeste;
- Pontos Colaterais:
Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
- Pontos Subcolaterais:
Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Su-sudeste, Oeste-sudoeste,
Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Su-sudoeste;
- Ocidente e Oriente,
nascente e poente;
- Setentrional e
Meridional, boreal e austral;
- Constelações, GPS, bússola
e rosa dos ventos;
- paralelos,
hemisférios e meridianos;
- Latitude, longitude e
altitude;
- etc.
2
- Componentes do jogo
A
- Cartelas
O jogo é
composto por 60 cartelas numeradas contendo, cada uma, 8 imagens aleatórias e
não repetitivas relacionadas ao tema.
Abaixo,
exemplo detalhado de uma das cartelas.
B
- Fichas com perguntas e respostas
Além disso, traz também 46 fichas com perguntas relacionadas com cada uma
das 46 figuras, e direcionadas ao tema, tais como a do exemplo abaixo:
Note que cada
ficha de pergunta contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem
que o aluno deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação
como um auxílio para o professor. Afinal, com as respostas estampadas nas
fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas
relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos.
C
– Caixinha
3
- Apresentação
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por
e-mail após a confirmação do pagamento.
Regras
(sugestões)
As regras para se
jogar o GeoBingo Orientação e Localização no Espaço Geográfico, são muito
simples:
- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com as 8 imagens aleatórias
em cada uma. Pode-se dividir a turma em grupos, porém cada aluno deverá ter a
sua cartela individual;
- A cada rodada uma
pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a
resposta está na sua cartela. Exemplo: Se a pergunta sorteada for " A linha do equador divide o globo
terrestre em dois hemisférios. Como são denominados”? ele deverá verificar em sua
cartela se consta a imagem do globo terrestre com a divisão norte/sul. Em caso afirmativo, deverá fazer
uma marcação sobre o quadro onde se encontra essa imagem;
- O objetivo é
completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o
objetivo traçado pelo professor;
Seguindo
as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas,
colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das
marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida: