26 fevereiro 2017

Dinâmicas: Dominó de Estados Brasileiros


Num ‘post’ recente, eu disse que estava sempre em constante busca de estratégias para despertar o interesse dos meus alunos do ensino fundamental II pela Geografia. Ainda sobre o tema “Estados do Brasil”, pensei em propor-lhes um jogo de dominó, a título de revisão da matéria dada no ano anterior. Sim, dominó! Mas, não daqueles que todos conhecem e estão acostumados, com números de 0 a 6. Elaborei um dominó com os Estados Brasileiros.

O objetivo do jogo é combinar a bandeira do Estado com o seu respectivo mapa. Pra ajudar na empreitada, inclui abaixo de cada bandeira a sigla do Estado e, dentro de cada mapa o seu respectivo nome.

O jogo conta com todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Para incrementar, adicionei peças com o mapa e a bandeira do Brasil.


Ah! Cada jogo conta com 40 peças! Já testei com minhas turmas e foi um sucesso! Chegamos a ter 6 grupos jogando simultaneamente. E o que é melhor: todo mundo aprende (brincando e/ou competindo).

Em tempo: já estou preparando novas versões: América e Europa.


64 comentários:

  1. Quero um, como eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Agradeço pelo seu comentário aqui no Blog.
      Informe o seu e-mail e eu lhe enviarei o modelo. Basta imprimir, colar em papel cartão e, se preferir, fazer o acabamento com papel contact.

      Excluir
    2. Olá Bom dia
      Se puder me.enviar alesabino2010@hotmail.com

      Excluir
    3. vane_gilber@hotmail.com

      Excluir
    4. Olá Marcos. Também gostaria de receber, se possível, o modelo para impressão. Penso em utilizar com meus alunos do 6º ano na Escola Pública. Meu e-mail é fabio.faturi@hotmail.com

      Excluir
    5. Olá professor! Com certeza! Enviado!

      Excluir
    6. Muito bom. Parabens Também gostaria.
      Email: geoanasjc@bol.com.br

      Excluir
    7. Muito bom. Parabens Também gostaria.
      Email: geoanasjc@bol.com.br

      Excluir
    8. Parabéns pela criatividade, por favor se puder me enviar agradeço. carlaribeiro38@yahoo.com.br

      Excluir
    9. keliane Queiroz2/3/17 21:31

      Olá professor. Por favor, poderia me enviar um?
      kelianekeli@hotmail.com

      Excluir
  2. Adorei, será q vc pode me mandar um modelo? flaviaccoletti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Será q vc pode me mandar o modelo no email flaviaccoletti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, poderia me enviar por e-mail o modelo, cassiamaia87@hotmail.com
    Desde já agradeço pela atenção.
    Att.: Cássia Maia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!! Gostei da ideia... Tem como repassar pra fazer com minhas turmas de sétimo ano?
    Meu email: gi.geografa@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho interesse, muito criativo.
    Meu e-mail sigeojf@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá poderia me enviar o modelo por email cassiamaia87@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm quero!!!! katiamauricio2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi. Adorei!! Eu quero: rozecard@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostaria q me enviasse o arquivo para poder fazer um.. anamariagbr@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei a ideia. Eu faço bingo dos estados e as capitas com meus alunos. Teria como mandar o modelo... carla.uhlmann@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, envia pra mim tbm, por favor....
    prof.leidiamorim@outlook.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Excelente método, gostaria de obter o molder

    ResponderExcluir
  14. Oi. Eu também quero. tisoares@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parabéns!
    Esse é o nosso objetivo sempre, ir em busca de novos recursos para nossas aulas serem mas prazerosa. Envie o molde pro meu e-mail marciriasc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu quero...me envie por favor marciriasc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. vane_gilber@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, envie os modelos pra mim. Agradeço muito. edinalva180@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Vou querer também. edinalva180@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, envie os modelos pra mim. Agradeço muito. edinalva180@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oiiii...adorei...nise_geo@yahoo.com.br Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Olá. Adorei sua ideia. Adoraria ter esse material para trabalhar com meus alunos. Você pode me enviar?

    ResponderExcluir
  23. GOSTARIA MUITO DO MATERIAL TANTO DO DOMINÓ QUANTO DO TRUNFO.

    ResponderExcluir
  24. GOSTARIA MUITO DO MATERIAL TANTO DO DOMINÓ QUANTO DO TRUNFO.
    Segue o e mail danielafrizonfronza@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá. Por gentileza pode me enviar modelo.
    rofiorelli01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá. Gostei mto de sua ideia. Adoraria ter esse material para trabalhar com meus alunos.Se vc puder me enviar o email é maurabmeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Por favor, envie para mim também. Meu e-mail é rosemarydasilvaandrade@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostaria de receber arquivo, Obrigada aclrprof@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei!!!! Por favor,me envie. email: kelidamara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá bom dia! Por favor me envia, biaruas03@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Anônimo3/3/17 14:52

    Olá, Marcos, boa tarde!
    Também fiquei interessado em receber o material.
    Meu e-mail é: felipelimaufcg@hotmail.com
    Desde já, agradeço!!!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo5/3/17 12:32

    andcrfer@yahoo.com.br
    Poderia me enviar por favor?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...