13 julho 2018

jogos didáticos: GeoMemória América

publicado: 13/07/2018  atualizado: 13/07/2018



Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!















GeoMemória América
Módulo 1 - Fácil

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas são as bandeiras dos países do continente americano.

Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:



Componentes do jogo:

a) cartas
O jogo é composto por 70 cartas, sendo 35 pares estampadas com os 35 países do continente americano, a saber:
 América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México.
América Central: Guatemala, Belize, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Panamá, Cuba, República Dominicana, Jamaica, Bahamas, Haiti, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados, Granada, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia.
América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e Guiana.


b) caixa


Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os países do continente americano e as suas respectivas bandeiras, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

Regras:

As regras são simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as estampas das bandeiras dos países da América voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenha a mesma estampa da bandeira de um país, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares.

Como adquirir:
Quer saber mais sobre o GeoMemória América - módulo 1: fácil? Clique nas figuras abaixo para conhecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário