publicado: 07/09/2018 atualizado: 07/09/2018
No
último dia 2 de setembro, Domingo, realizamos o nosso primeiro evento, “metodologias ativas & ensino híbrido: oficina de jogos didáticos”,
em Praia Grande/SP, com a presença de 24 participantes, entre
docentes, estudantes e interessados na temática.
Painéis
A
formação esteve a cargo do Professor Marcos
Bonanato, que após as considerações iniciais, deu início à apresentação dos
painéis. Começando pelo tema “Metodologias Ativas”,
este painel explicou o que são as metodologias ativas, e mostrou quais
são as práticas mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso, aprendizagem entre pares ou
times e outros métodos.
O
painel seguinte abordou “O Ensino Híbrido” e seus respectivos modelos,
começando pelo ‘rotacional’
(rotação por estações, laboratório rotacional, rotação individual e sala de
aula invertida), passando pelos modelos ‘flex’ e ‘à la carte’ e finalizando com uma
passadinha no modelo ‘virtual enriquecido’.
Após
a apresentação do painel “Jogos Didáticos”, que abrangeu principalmente
a função educativa, através da qual o jogo ensina, ou complementa algo e ajuda
a desenvolver o conhecimento do estudante, foi dado início à parte prática do
evento.
Oficina de montagem de jogos didáticos
O
foco da primeira oficina do evento foi a simulação da metodologia de aprendizagem
baseada em projetos, que exige que os alunos coloquem a mão na massa
ao propor que investiguem como chegar à resolução de algo solicitado pelo
professor, tendo por objetivo fazer com que adquiram conhecimento por meio da
solução colaborativa de desafios. Para
isso, cada equipe recebeu um kit de projeto contendo o molde de um jogo (e da
sua respectiva caixinha), além de uma folha com instruções de montagem e campos
para elaboração e descrição das regras.
O
objetivo foi familiarizar cada participante com o desenvolvimento, elaboração e
montagem dos jogos pedagógicos, e enfatizar que são excelentes recursos que o
professor poderá utilizar no processo de ensino e aprendizagem, porque
contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual e social no estudante.
Logo
após o coffee
break, foi realizado um sorteio dos jogos montados durante a oficina
pelos participantes.
Utilização de jogos didáticos em sala de
aula
Na
sequência do evento, o ponto alto: a utilização dos jogos didáticos em sala de
aula, conjugada com as metodologias apresentadas, em destaque duas delas: ‘sala de aula invertida’ e ‘rotação por estações’.
Oficina “Sala de Aula Invertida”
Assim
como no modelo de sala de aula invertida,
onde o aluno tem acesso aos conteúdos on-line,
para que o tempo em sala seja otimizado, buscou-se nesta oficina a simulação
dessa metodologia. Como não houve possibilidade de receberem o material de
estudo antecipadamente, permitiu-se que os participantes tivessem acesso on-line,
via celular, às informações para consulta, além de disporem de alguns
exemplares de Atlas. Isso fez com que eles tenham um conhecimento prévio e
apenas tirassem dúvidas com o professor e interagissem com os colegas para resolver
o problema proposto. O objetivo aqui foi demonstrar aos participantes que este
método incentiva o interesse das turmas nas aulas, fazendo com que a classe se
torne mais participativa.
O
desafio proposto foi com o jogo GeoTroca Brasil (saiba tudo sobre este jogo clicando aqui).
As equipes precisaram interagir umas com as outras para cumprirem o objetivo
proposto. E todas conseguiram!
Oficina “Rotação por Estações”
Nessa
metodologia, cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações.
Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) eles trocam de
estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações. As estações
são independentes uma das outras, promovendo a conclusão de objetivos
separados, para que no final se completem.
Assim,
para realizarem esta última oficina do evento, as nove equipes foram divididas
em três ciclos com três estações cada. O primeiro ciclo teve como tema
principal o continente europeu. O segundo, a América e o terceiro, a Ásia. Em
cada estação, havia uma atividade a ser realizada em no máximo 15 minutos,
envolvendo jogos e pesquisas. Foi um sucesso!
Ao
final do evento, foram entregues os certificados de participação e uma
lembrancinha muito interessante: ímãs de geladeira com um jogo da velha.
Nossos agradecimentos a todos que participaram!
Parabéns, equipe 'classe invertida'!
Professor Marcos Bonanato, Diene Leal e Nicholas Bonanato |
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