07 setembro 2018

Nosso primeiro evento foi um sucesso!

publicado: 07/09/2018  atualizado: 07/09/2018



No último dia 2 de setembro, Domingo, realizamos o nosso primeiro evento, “metodologias ativas & ensino híbrido: oficina de jogos didáticos”, em Praia Grande/SP, com a presença de 24 participantes, entre docentes, estudantes e interessados na temática.

 Nosso salão de eventos estava devidamente arrumado e organizado conforme a dinâmica exigida pelas atividades da oficina e das simulações das metodologias. Estavam estrategicamente colocadas nove mesas, cada uma identificada por uma cor distinta: amarela, azul, vermelha, verde, preta, branca, rosa, limão e laranja. Sobre cada mesa, estavam dispostas, apostilas, canetas e latinhas decoradas com réguas, tesouras e tubos de cola. Cada mesa representava uma equipe.


Painéis

A formação esteve a cargo do Professor Marcos Bonanato, que após as considerações iniciais, deu início à apresentação dos painéis. Começando pelo tema “Metodologias Ativas”, este painel explicou o que são as metodologias ativas, e mostrou quais são as práticas mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso, aprendizagem entre pares ou times e outros métodos.

O painel seguinte abordou “O Ensino Híbrido” e seus respectivos modelos, começando pelo rotacional (rotação por estações, laboratório rotacional, rotação individual e sala de aula invertida), passando pelos modelos flexe à la cartee finalizando com uma passadinha no modelo virtual enriquecido.

Após a apresentação do painel “Jogos Didáticos”, que abrangeu principalmente a função educativa, através da qual o jogo ensina, ou complementa algo e ajuda a desenvolver o conhecimento do estudante, foi dado início à parte prática do evento.


Oficina de montagem de jogos didáticos

O foco da primeira oficina do evento foi a simulação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos, que exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que investiguem como chegar à resolução de algo solicitado pelo professor, tendo por objetivo fazer com que adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios.  Para isso, cada equipe recebeu um kit de projeto contendo o molde de um jogo (e da sua respectiva caixinha), além de uma folha com instruções de montagem e campos para elaboração e descrição das regras.


O objetivo foi familiarizar cada participante com o desenvolvimento, elaboração e montagem dos jogos pedagógicos, e enfatizar que são excelentes recursos que o professor poderá utilizar no processo de ensino e aprendizagem, porque contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual e social no estudante.

Logo após o coffee break, foi realizado um sorteio dos jogos montados durante a oficina pelos participantes.


Utilização de jogos didáticos em sala de aula

Na sequência do evento, o ponto alto: a utilização dos jogos didáticos em sala de aula, conjugada com as metodologias apresentadas, em destaque duas delas: ‘sala de aula invertida’ e ‘rotação por estações’.


Oficina “Sala de Aula Invertida”

Assim como no modelo de sala de aula invertida, onde o aluno tem acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo em sala seja otimizado, buscou-se nesta oficina a simulação dessa metodologia. Como não houve possibilidade de receberem o material de estudo antecipadamente, permitiu-se que os participantes tivessem acesso on-line, via celular, às informações para consulta, além de disporem de alguns exemplares de Atlas. Isso fez com que eles tenham um conhecimento prévio e apenas tirassem dúvidas com o professor e interagissem com os colegas para resolver o problema proposto. O objetivo aqui foi demonstrar aos participantes que este método incentiva o interesse das turmas nas aulas, fazendo com que a classe se torne mais participativa.

O desafio proposto foi com o jogo GeoTroca Brasil (saiba tudo sobre este jogo clicando aqui). As equipes precisaram interagir umas com as outras para cumprirem o objetivo proposto. E todas conseguiram!

Oficina “Rotação por Estações”

Nessa metodologia, cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações. Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) eles trocam de estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações. As estações são independentes uma das outras, promovendo a conclusão de objetivos separados, para que no final se completem.

Assim, para realizarem esta última oficina do evento, as nove equipes foram divididas em três ciclos com três estações cada. O primeiro ciclo teve como tema principal o continente europeu. O segundo, a América e o terceiro, a Ásia. Em cada estação, havia uma atividade a ser realizada em no máximo 15 minutos, envolvendo jogos e pesquisas. Foi um sucesso!

Ao final do evento, foram entregues os certificados de participação e uma lembrancinha muito interessante: ímãs de geladeira com um jogo da velha.

Nossos agradecimentos a todos que participaram!

Parabéns, equipe 'classe invertida'!

Professor Marcos Bonanato, Diene Leal e Nicholas Bonanato














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