publicado: 07/09/2018 atualizado: 07/09/2018
No
último dia 2 de setembro, Domingo, realizamos o nosso primeiro evento, “metodologias ativas & ensino híbrido: oficina de jogos didáticos”,
em Praia Grande/SP, com a presença de 24 participantes, entre
docentes, estudantes e interessados na temática.

Painéis
A
formação esteve a cargo do Professor Marcos
Bonanato, que após as considerações iniciais, deu início à apresentação dos
painéis. Começando pelo tema “Metodologias Ativas”,
este painel explicou o que são as metodologias ativas, e mostrou quais
são as práticas mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso, aprendizagem entre pares ou
times e outros métodos.
O
painel seguinte abordou “O Ensino Híbrido” e seus respectivos modelos,
começando pelo ‘rotacional’
(rotação por estações, laboratório rotacional, rotação individual e sala de
aula invertida), passando pelos modelos ‘flex’ e ‘à la carte’ e finalizando com uma
passadinha no modelo ‘virtual enriquecido’.
Após
a apresentação do painel “Jogos Didáticos”, que abrangeu principalmente
a função educativa, através da qual o jogo ensina, ou complementa algo e ajuda
a desenvolver o conhecimento do estudante, foi dado início à parte prática do
evento.
Oficina de montagem de jogos didáticos

O
objetivo foi familiarizar cada participante com o desenvolvimento, elaboração e
montagem dos jogos pedagógicos, e enfatizar que são excelentes recursos que o
professor poderá utilizar no processo de ensino e aprendizagem, porque
contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual e social no estudante.
Logo
após o coffee
break, foi realizado um sorteio dos jogos montados durante a oficina
pelos participantes.
Utilização de jogos didáticos em sala de
aula
Na
sequência do evento, o ponto alto: a utilização dos jogos didáticos em sala de
aula, conjugada com as metodologias apresentadas, em destaque duas delas: ‘sala de aula invertida’ e ‘rotação por estações’.
Oficina “Sala de Aula Invertida”
Assim
como no modelo de sala de aula invertida,
onde o aluno tem acesso aos conteúdos on-line,
para que o tempo em sala seja otimizado, buscou-se nesta oficina a simulação
dessa metodologia. Como não houve possibilidade de receberem o material de
estudo antecipadamente, permitiu-se que os participantes tivessem acesso on-line,
via celular, às informações para consulta, além de disporem de alguns
exemplares de Atlas. Isso fez com que eles tenham um conhecimento prévio e
apenas tirassem dúvidas com o professor e interagissem com os colegas para resolver
o problema proposto. O objetivo aqui foi demonstrar aos participantes que este
método incentiva o interesse das turmas nas aulas, fazendo com que a classe se
torne mais participativa.
O
desafio proposto foi com o jogo GeoTroca Brasil (saiba tudo sobre este jogo clicando aqui).
As equipes precisaram interagir umas com as outras para cumprirem o objetivo
proposto. E todas conseguiram!
Oficina “Rotação por Estações”
Nessa
metodologia, cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações.
Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) eles trocam de
estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações. As estações
são independentes uma das outras, promovendo a conclusão de objetivos
separados, para que no final se completem.
Assim,
para realizarem esta última oficina do evento, as nove equipes foram divididas
em três ciclos com três estações cada. O primeiro ciclo teve como tema
principal o continente europeu. O segundo, a América e o terceiro, a Ásia. Em
cada estação, havia uma atividade a ser realizada em no máximo 15 minutos,
envolvendo jogos e pesquisas. Foi um sucesso!
Ao
final do evento, foram entregues os certificados de participação e uma
lembrancinha muito interessante: ímãs de geladeira com um jogo da velha.
Nossos agradecimentos a todos que participaram!
Parabéns, equipe 'classe invertida'!
![]() |
Professor Marcos Bonanato, Diene Leal e Nicholas Bonanato |
conexões: