05 novembro 2018

GeoQuest “África”

publicado: 05/11/2018  atualizado: 28/04/2023

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Estou começando uma nova linha de temas para o GeoQuest abrangendo países & continentes.

Mas... o que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa?
Bem, pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões....
Aí é que está o detalhe: GeoQuest é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
Desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros utilizados).



Então vamos ao 19º GeoQuest e o 1º da linha países & continentes:



Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“África”

 O tema principal está dividido em 10 subtemas:

01) Extensão e Localização
02) Relevo e Hidrografia
03) Clima e Vegetação
04) O Imperialismo Europeu
05) População
06) Regionalização
07) Economia
08) Países e Capitais
09) Aspectos Políticos
10) Aspectos Sociais

b) CARTAS

São 90 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:

c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. 

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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