publicado: 05/11/2018 atualizado: 28/04/2023
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Estou começando uma nova linha de temas
para o GeoQuest abrangendo países & continentes.
Mas... o que é GeoQuest? Será um tipo
de chamada oral? Ou uma prova surpresa?
Bem, pode ser as duas coisas...
Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de
muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões....
Aí é que está o detalhe: GeoQuest é
isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para
chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
Desenvolver cada tema do GeoQuest
não é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões
foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º
e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do
GeoQuest clicando aqui
e confira alguns dos livros utilizados).
Então vamos ao 19º GeoQuest e o 1º da linha países & continentes:
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“África”
01)
Extensão e Localização
02)
Relevo e Hidrografia
03)
Clima e Vegetação
04)
O Imperialismo Europeu
05)
População
06)
Regionalização
07)
Economia
08)
Países e Capitais
09)
Aspectos Políticos
10)
Aspectos Sociais
b)
CARTAS
São 90 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:
Regras
(sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema.
E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.