publicado: 22/11/2018 atualizado: 28/04/2023
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Dando continuidade à minha uma nova
linha abrangendo países & continentes, apresento-lhes o 20º GeoQuest e o 2º da linha países & continentes:
Desenvolver cada tema do GeoQuest não
é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões
foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º
e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do
GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros
utilizados).
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Oceania”
O
tema principal está dividido em 9 subtemas:
cartas
01 a 16: Extensão e Localização;
cartas
17 a 25: Melanésia;
cartas
26 a 33: Micronésia;
cartas
34 a 40: Polinésia;
cartas
41 a 52: Relevo e Clima;
cartas
53 a 56: Vegetação e Hidrografia;
cartas
57 a 76: Conquista e Colonização;
cartas
77 a 83: População;
cartas
84 a 90: Economia.
b)
CARTAS
São 90 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Abaixo, um exemplo detalhado
de uma das cartas:
Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:
Regras
(sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É
importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da
duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o
jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele
que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema.
E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.