publicado: 17/12/2018 atualizado: 28/04/2023
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Desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Este,
em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões foram baseadas em
várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino
Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e
confira alguns dos livros utilizados).
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Antártida”
Um adendo: você deve estar se perguntando... Antártida ou Antártica? Com
certeza já deve ter visto as duas versões em textos por aí. Mas a verdade é
que, no passado, se considerava o correto Antártida, e antártico o adjetivo
derivado. Isso por conta da grafia em documentos oficiais antigos, como o
Tratado da Antártida. Acontece que, atualmente, ambas as formas são aceitas:
Antártida e Antártica, e alguns estudiosos acreditam que Antártica seja o mais
correto, pois viria do grego Antarktikós, que quer dizer “anti-Ártico”, “do
outro lado do Ártico”.
De volta ao tema...
O
tema principal está dividido em 9 subtemas:
cartas
01 a 06: Extensão e Localização;
cartas
07 a 21: Gelo;
cartas
22 a 26: Polo Sul;
cartas
27 a 34: Relevo;
cartas
35 a 44: Clima;
cartas
45 a 51: Flora e fauna;
cartas
52 a 59: História;
cartas
60 a 73: O Tratado Antártico;
cartas
74 a 106: Reivindicações.
b)
CARTAS
São 106 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:
Regras
(sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema.
E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.