publicado: 11/03/2019 🌏 atualizado: 20/01/2025
lista de jogos / Geografia / GeoDominó Continentes

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Apresentando o mais novo GeoDominó da
coleção:
GeoDominó Continentes
Lembrando que a ideia aqui é transformar um jogo de
dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado
e fixação de conhecimento sobre Geografia.
Vamos aos detalhes do jogo:
1 - Conteúdo
didático
GeoDominó Continentes apresenta mapas temáticos e políticos de todos os
seis continentes (América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.
2 - Componentes
do jogo
A - Peças
Num jogo
tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um
número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampados os mapas temáticos
e políticos de todos os seis continentes (América, Europa, Ásia, África, Oceania
e Antártida).
Este jogo conta com 20
peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de um mapa e,
na outra ponta, a metade de outro mapa, mas diferente da primeira.
Abaixo, exemplo detalhado de
algumas peças:
Composição das peças:
- 20 mapas temáticos e políticos de todos os seis
continentes
B - Caixinha
3 - Apresentação
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das
peças e da caixinha, enviado por e-mail.
Regras
(sugestões)
As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos
de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as
estampas e a forma de combinar as peças.
Num jogo de dominó tradicional, uma
peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum
(exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é
colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira) formam a figura
completa (exemplo: metade do mapa) onde está localizada a Europa encaixa com a
outra metade do mesmo mapa, formando o mapa com a localização completa do continente
europeu.
- Quantos podem jogar?
Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos
de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Dependendo da necessidade ou
situações especiais, permito duplas de alunos.
- Qual é o objetivo do jogo?
É o do participante
colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.
- Como jogar?
Preparação:
a) No início, todas as 20 peças devem ser
embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma
quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na
mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as
'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que
começará o jogo. O participante à direita dele será o segundo e assim por
diante.
Desenvolvimento do jogo:
d) o primeiro jogador deverá colocar
qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar
encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s)
extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada
para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que
encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador
poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis)
até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma
peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o
próximo jogador.
Fim do jogo:
O jogo prossegue com
os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos
jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é
chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos
coloquem suas peças na mesa.
Para adquirir:
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