11 março 2019

GeoDominó Continentes

publicado: 11/03/2019  🌏 atualizado: 20/01/2025
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Apresentando o mais novo GeoDominó da coleção:

GeoDominó Continentes


Lembrando que a ideia aqui é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.
 
Vamos aos detalhes do jogo:


1 - Conteúdo didático

GeoDominó Continentes apresenta mapas temáticos e políticos de todos os seis continentes (América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.


2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampados os mapas temáticos e políticos de todos os seis continentes (América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida).


Este jogo conta com 20 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de um mapa e, na outra ponta, a metade de outro mapa, mas diferente da primeira. 

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:



Composição das peças:
- 20 mapas temáticos e políticos de todos os seis continentes

B - Caixinha


3 - Apresentação

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira) formam a figura completa (exemplo: metade do mapa) onde está localizada a Europa encaixa com a outra metade do mesmo mapa, formando o mapa com a localização completa do continente europeu.

- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Dependendo da necessidade ou situações especiais, permito duplas de alunos.



- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.


- Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 20 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.



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