11 março 2019

GeoDominó Região Sul

publicado: 11/03/2019  atualizado: 06/07/2023
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Não vamos perder a conta.  Da linha GeoDominó: Regiões do Brasil, já apresentei quatro lançamentos: GeoDominó Região Norte, GeoDominó Região Nordeste, GeoDominó Região Centro-Oeste e GeoDominó Região Sudeste, certo?  Assim, para encerrar, vem aí o quinto e último (por enquanto) jogos dessa linha:

GeoDominó Região Sul


Sempre é bom lembrar que o meu objetivo com estes jogos é que, com o seu conteúdo didático pertinente, atenda primeiramente à demanda das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. Aliás, será de grande ajuda também nas demais séries, inclusive a título de revisão.  
 
Sempre reitero nas postagens sobre o GeoDominó, que a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.

Vamos ao jogo!


1 - Conteúdo didático

Seguindo as características, em termos de conteúdo, apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó Região Sul foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º. O tema abrange, dentro das cinco grandes Regiões Brasileiras (macrorregiões) conforme a divisão feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) especificamente a Região Sul. O conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre os três estados que compõem a Região Sul, suas siglas, capitais, mapa, localização, clima, hidrografia, relevo, vegetação, festas populares, pontos turísticos, etc.


2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas figuras, tais como mapas, bandeiras, etc.


Este jogo conta com 28 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma figura (bandeira, mapa, relevo, etc.) e, na outra ponta, a metade de outra figura (bandeira, mapa, relevo, etc., mas diferente da primeira). 

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:



Composição das peças:
- 3 com as bandeiras dos estados;
- 3 com os mapas e as siglas dos estados;
- 3 com as capitais dos estados e mapas com a localização;
- 3 com as características (pontos turísticos, festas típicas);
- 3 sobre o relevo da Região;
- 4 sobre a vegetação da Região;
- 3 sobre a hidrografia da Região;
- 2 sobre o clima da Região e
- 4 com mapas temáticos sobre a Região.

B - Caixinha


3 - Apresentação

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira, mapa, etc.) formam a figura completa (exemplo: metade da bandeira do Paraná encaixa com a outra metade da mesma bandeira, formando a bandeira completa).

- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Dependendo da necessidade ou situações especiais, permito duplas de alunos.

- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.

 - Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 28 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.

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