lista de jogos / Geografia / GeoDominó Região Norte
jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Realmente... depois de um bom tempo sem
novidades (o último lançamento - GeoDominó Símbolos Cartográficos - foi em junho do ano passado), finalizei uma nova linha do GeoDominó:
Regiões do Brasil. São cinco novos jogos:
- GeoDominó Região Norte;
- GeoDominó Região Nordeste;
- GeoDominó Região Centro-Oeste;
- GeoDominó Região Sudeste e
- GeoDominó Região Sul.
Espero que estes jogos, devido ao conteúdo didático
pertinente, atendam primeiramente à demanda das turmas do 7º ano do Ensino
Fundamental, mas, com certeza, serão de grande ajuda também nas demais
séries, inclusive a título de revisão.
Sempre reitero nas postagens sobre o GeoDominó, que
a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático,
voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre
Geografia.
Portanto, apresento-lhes o primeiro lançamento
dessa linha:
GeoDominó Região Norte
Vamos conhecê-lo?
1 - Conteúdo
didático
Seguindo as características, em termos de conteúdo,
apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó Região Norte foi desenvolvido com base em pesquisas
nas várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º. O tema
abrange, dentro das cinco grandes Regiões Brasileiras (macrorregiões) conforme
a divisão feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística) especificamente a Região Norte. O conteúdo deste jogo
contempla informações visuais sobre os sete estados que compõem a Região
Norte, suas siglas, capitais, mapa, localização, clima, hidrografia, relevo,
vegetação, festas populares, pontos turísticos, etc.
2 - Componentes
do jogo
A - Peças
Num jogo
tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um
número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas figuras,
tais como mapas, bandeiras, etc.
Este jogo conta com
44 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma
figura (bandeira, mapa, relevo, etc.) e, na outra ponta, a metade de outra
figura (bandeira, mapa, relevo, etc., mas diferente da primeira).
Abaixo, exemplo detalhado de
algumas peças:
Composição das peças:
- 7 com as bandeiras dos estados;
- 7 com os mapas e as siglas dos estados;
- 7 com as capitais dos estados e mapas com a
localização;
- 7 com as características (pontos turísticos,
festas típicas);
- 4 sobre o relevo da Região;
- 3 sobre a vegetação da Região;
- 2 sobre a hidrografia da Região;
- 1 sobre o clima da Região e
- 6 com mapas temáticos sobre a Região.
B - Caixinha
3 - Apresentação
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das
peças e da caixinha, enviado por e-mail.
Regras
(sugestões)
As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos
de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as
estampas e a forma de combinar as peças.
Num jogo de dominó tradicional, uma
peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum
(exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é
colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira, mapa, etc.)
formam a figura completa (exemplo: metade da bandeira do Amazonas encaixa com a
outra metade da mesma bandeira, formando a bandeira completa).
- Quantos podem jogar?
Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos
de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Dependendo da necessidade ou
situações especiais, permito duplas de alunos.
- Qual é o objetivo do jogo?
É o do participante
colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.
- Como jogar?
Preparação:
a) No início, todas as 44 peças devem ser
embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que
ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que
começará o jogo. O participante à direita dele será o segundo e assim por
diante.
Desenvolvimento do jogo:
d) o primeiro jogador deverá colocar
qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar
encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s)
extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada
para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que
encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador
poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis)
até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma
peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o
próximo jogador.
Fim do jogo:
O jogo prossegue com
os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos
jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é
chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos
coloquem suas peças na mesa.
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida: