módulo 2 - médio
bandeiras X mapas/capitais
publicado: 20/03/2019 🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos / Geografia / GeoMemória Símbolos Cartográficos - módulo 2
lista de jogos / Geografia / GeoMemória Símbolos Cartográficos - módulo 2
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Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Novo jogo saindo
da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois
jogos, um da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia –
elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos
cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas
digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para
acessar o post desse jogo). O outro, o GeoDominó Símbolos Cartográficos com 45 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico
estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para
acessar o post desse jogo).
Ah, sim! Como eu estava dizendo,
temos um novo jogo...um GeoMemória!

GeoMemória Símbolos Cartográficos
módulo 2 - médio: nome X figura
Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade,
conforme a legenda abaixo:

Componentes do jogo:
1 - Conteúdo
didático
Não
é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura
em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo,
porém, as figuras estampadas, em 40 das 82 cartas, são as figuras com os símbolos
cartográficos e, nas outras, os respectivos nomes.

O tema inclui as seguintes convenções (ou símbolos) cartográficos:

2
- Componentes do jogo
A
- Peças
O jogo é composto
por 82 cartas, sendo 40 estampadas com as figuras dos 40 símbolos
cartográficos, 40 com os seus respectivos nomes e 2 com o logotipo do classeinvertida.
B – Caixinha
3
- Apresentação
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por
e-mail.
Regras
(sugestões)
Objetivo:

como
jogar
A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de
aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5
jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por
Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro
único, misturando as cartas com as figuras dos símbolos cartográficos com as
cartas com as nomenclaturas deles, ou dois quadros, um somente com os símbolos
cartográficos e outro com as cartas estampadas com os nomes. Caso seja esta a
forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas dos símbolos
cartográficos voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as
estampas dos nomes no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.
O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de
cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que
foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa de uma
figura de um símbolo, e a outra o seu respectivo nome que o identifica (como
por exemplo: figura com uma torre de petróleo com o nome ‘petróleo’) o aluno
retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas
novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim,
sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será
quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.
Fim do jogo:
O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!
Para adquirir:
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