20 março 2019

jogos didáticos: GeoMemória Símbolos Cartográficos


módulo 2 - médio: nome X figuras
publicado: 20/03/2019  atualizado: 28/09/2019
jogos didáticos

Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia – elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para acessar o post desse jogo). O outro, o GeoDominó Símbolos Cartográficos com 45 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo).  

Ah, sim! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo...um GeoMemória!

 
GeoMemória Símbolos Cartográficos


módulo 2 - médio: nome X figura

 Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
 1 - Conteúdo didático

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, porém, as figuras estampadas, em 40 das 82 cartas, são as figuras com os símbolos cartográficos e, nas outras, os respectivos nomes.

 Espero que este jogo atenda à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries.  

O tema inclui as seguintes convenções (ou símbolos) cartográficos:

 

2 - Componentes do jogo

A - Peças

O jogo é composto por 82 cartas, sendo 40 estampadas com as figuras dos 40 símbolos cartográficos, 40 com os seus respectivos nomes e 2 com o logotipo do classeinvertida.

Acima, exemplo detalhado de algumas peças.

B – Caixinha


3 - Apresentação

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando as cartas com as figuras dos símbolos cartográficos com as cartas com as nomenclaturas deles, ou dois quadros, um somente com os símbolos cartográficos e outro com as cartas estampadas com os nomes. Caso seja esta a forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas dos símbolos cartográficos voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as estampas dos nomes no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.

O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa de uma figura de um símbolo, e a outra o seu respectivo nome que o identifica (como por exemplo: figura com uma torre de petróleo com o nome ‘petróleo’) o aluno retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!


Para adquirir:
















Preço:

R$ 6,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpMaJhM)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpMaJhM)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

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(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

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