10 março 2019

GeoDominó Região Nordeste

publicado: 10/03/2019  atualizado: 06/07/2023
lista de jogos / Geografia / GeoDominó Região Nordeste































jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


Depois do GeoDominó Região Norte e, continuando o lançamento da linha GeoDominó: Regiões do Brasil. Chegou a vez do

GeoDominó Região Nordeste 


Como afirmei no último lançamento, espero que este jogo, devido ao conteúdo didático pertinente, atenda primeiramente à demanda das turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. Com certeza, será de grande ajuda também nas demais séries, inclusive a título de revisão.  
Sempre reitero nas postagens sobre o GeoDominó, que a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.

Vamos ao jogo!


1 - Conteúdo didático

Seguindo as características, em termos de conteúdo, apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó Região Nordeste foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º. O tema abrange, dentro das cinco grandes Regiões Brasileiras (macrorregiões) conforme a divisão feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) especificamente a Região Nordeste. O conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre os nove estados que compõem a Região Nordeste, suas siglas, capitais, mapa, localização, clima, hidrografia, relevo, vegetação, festas populares, pontos turísticos, etc.

2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas figuras, tais como mapas, bandeiras, etc.

Este jogo conta com 58 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma figura (bandeira, mapa, relevo, etc.) e, na outra ponta, a metade de outra figura (bandeira, mapa, relevo, etc., mas diferente da primeira). 

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:


Composição das peças:
- 9 com as bandeiras dos estados;
- 9 com os mapas e as siglas dos estados;
- 9 com as capitais dos estados e mapas com a localização;
- 9 com as características (pontos turísticos, festas típicas);
- 4 sobre o relevo da Região;
- 5 sobre a vegetação da Região;
- 4 sobre a hidrografia da Região;
- 2 sobre o clima da Região e
- 7 com mapas temáticos sobre a Região.

B - Caixinha


3 - Apresentação

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira, mapa, etc.) formam a figura completa (exemplo: metade da bandeira do Ceará encaixa com a outra metade da mesma bandeira, formando a bandeira completa).

- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo (ou até em duplas).

- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.


- Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 58 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida  pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.



Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GeoDominó Região Nordeste