lista de jogos / Geografia / GeoDominó Região Sudeste
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deste blog, não é mesmo? Então, com certeza, está por dentro dos nossos últimos
lançamentos: GeoDominó Região Norte, GeoDominó Região Nordeste e GeoDominó Região Centro-Oeste, todos da linha GeoDominó: Regiões
do Brasil!
E temos mais novidades:
Mais um jogo... é o quarto dessa
linha:
GeoDominó Região
Sudeste
Meu objetivo com este jogo, com o seu conteúdo
didático pertinente, atenda primeiramente à demanda das turmas do 7º ano do
Ensino Fundamental. Além disso, será de grande ajuda também nas demais
séries, inclusive a título de revisão.
Sempre reitero nas postagens sobre o GeoDominó, que a ideia é transformar um jogo de
dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado
e fixação de conhecimento sobre Geografia.
Quer conhecer o jogo?
1 - Conteúdo
didático
Seguindo as características, em termos de conteúdo,
apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó Região Sudeste
foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos
de Geografia do 6º ao 9º. O tema abrange, dentro das cinco grandes Regiões
Brasileiras (macrorregiões) conforme a divisão feita pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) especificamente a Região Sudeste. O
conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre os quatro estados que
compõem a Região Centro-Oeste, suas siglas, capitais, mapa, localização, clima,
hidrografia, relevo, vegetação, festas populares, pontos turísticos, etc.
2 - Componentes
do jogo
A - Peças
Num jogo
tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um
número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas figuras,
tais como mapas, bandeiras, etc.
Este jogo conta com 33
peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma figura
(bandeira, mapa, relevo, etc.) e, na outra ponta, a metade de outra figura
(bandeira, mapa, relevo, etc., mas diferente da primeira).
Abaixo, exemplo detalhado de
algumas peças:
Composição das peças:
- 4 com as bandeiras dos estados;
- 4 com os mapas e as siglas dos estados;
- 4 com as capitais dos estados e mapas com a
localização;
- 4 com as características (pontos turísticos,
festas típicas);
- 3 sobre o relevo da Região;
- 3 sobre a vegetação da Região;
- 4 sobre a hidrografia da Região;
- 2 sobre o clima da Região e
- 5 com mapas temáticos sobre a Região.
B - Caixinha
3 - Apresentação
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das
peças e da caixinha, enviado por e-mail.
Regras
(sugestões)
As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos
de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as
estampas e a forma de combinar as peças.
Num jogo de dominó tradicional, uma
peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum
(exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é
colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira, mapa, etc.)
formam a figura completa (exemplo: metade da bandeira de São Paulo encaixa com
a outra metade da mesma bandeira, formando a bandeira completa).
- Quantos podem jogar?
Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos
de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Dependendo da necessidade ou
situações especiais, permito duplas de alunos.
- Qual é o objetivo do jogo?
É o do participante
colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.
- Como jogar?
Preparação:
a) No início, todas as 33 peças devem ser
embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que
ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que
começará o jogo. O participante à direita dele será o segundo e assim por
diante.
Desenvolvimento do jogo:
d) o primeiro jogador deverá colocar
qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar
encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s)
extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada
para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que
encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador
poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis)
até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma
peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o
próximo jogador.
Fim do jogo:
O jogo prossegue com
os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos
jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é
chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos
coloquem suas peças na mesa.
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida: