publicado: 21/05/2017 atualizado: 01/03/2021
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking América)
No meu “laboratório de dinâmicas” o trabalho é contínuo e incansável. Vez ou outra digo nos meus posts aqui do blog que estou sempre em constante busca de estratégias para despertar o interesse dos meus alunos do ensino fundamental II e, agora também, os do Ensino Médio, pela Geografia.
O tema em questão é “Continentes e Países”.
Mais uma vez fui buscar minha inspiração nos baralhos dos jogos de Super
Trunfo.
Relembrando, Super Trunfo é um jogo de
cartas colecionáveis distribuído no Brasil pela Grow, que consiste em tomar
todas as cartas em jogo dos outros participantes por meio de escolhas de
características de cada carta, como por exemplo, velocidade, altura,
longevidade, etc. O jogo comporta de dois a oito participantes e tem
classificação livre, podendo ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada.
Porém, muitos o consideram um jogo de azar,
porque, antes de começar a disputa, as cartas se misturam e, além disso, não
depende de habilidade alguma do jogador e sim de sorte. Este seria o principal
obstáculo.
Assim, consegui desenvolver um baralho complexo e nos mesmos moldes, e transformei-o em uma atividade educativa, ou seja, um jogo que não se vale principalmente da sorte do participante/competidor, mas sim do seu conhecimento e estudo.
Assim, consegui desenvolver um baralho complexo e nos mesmos moldes, e transformei-o em uma atividade educativa, ou seja, um jogo que não se vale principalmente da sorte do participante/competidor, mas sim do seu conhecimento e estudo.
O nome que dei a esse novo, digamos, empreendimento, é bem apropriado: GeoRanking. Trata-se de uma série de baralhos que abrangerão todos os países e territórios, separados, é claro, por continentes. O primeiro da lista é a América!
Flipped classroom
Utilizando o princípio das salas de aulas
invertidas, preparei, primeiramente, uma tabela com várias informações
estatísticas sobre os países e territórios da América, tais como: área (km2),
população estimada, densidade demográfica (hab./ km2), PIB (US$),
IDH, expectativa de vida e gastos com educação. Depois, essa tabela será
disponibilizada aos alunos via e-mail, whatsApp ou download, para leitura,
estudo e preparação para o “jogo” a ser realizado em sala de aula.
O desenvolvimento do jogo envolveu um minucioso
trabalho de pesquisa e coleta destes dados:
Área: A área do país
está expressa em km2 (quilômetros quadrados) e as informações
utilizadas são do ‘Atlante Geografico de Agostini 2015’.
População: É o número
(estimado) de habitantes do país. Os dados foram coletados junto ao ‘World Population 2015 – Fundo de População das Nações Unidas’.
Densidade
demográfica: É o resultado da divisão da população de um
país pela área (km2) desse mesmo país (hab./km2).
PIB
US$:
Produto Interno Bruto, expresso em dólares, corresponde ao total de bens e
serviços produzidos dentro do país no período de um ano. Fonte: World Development Indicators 2015 (Indicadores de Desenvolvimento
Mundial 2015) – Banco Mundial.
IDH: O Índice de Desenvolvimento
Humano mede o bem-estar da população com base em três aspectos: vida longa e
saudável (expectativa de vida), conhecimento (escolaridade) e padrão de vida
decente (PIB-per capita-PPC). Sua escala varia de 0 a 1. Portanto, quanto mais
próximo de 1, melhor a qualidade de vida. Fonte: Human Development
Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano 2016) do Pnud.
Expectativa
de vida: Estimativa do tempo de vida que a criança, ao
nascer, terá. Fontes: Fnuap e Human Development Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano
2016) do Pnud.
Gastos
com educação: Percentual do PIB de cada país que é investido
na educação, conforme dados do World Development Indicators 2015
(Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2015) – Banco Mundial.
As cartas
Porém, antes de tudo isso, eu já havia
elaborado, desenhado e confeccionado as cartas. O baralho contém 60 cartas no
total, assim distribuídas:
35 cartas
representando os países,
20 cartas dos
territórios,
01 carta da América
do Norte,
01 carta da América
Central
01 carta da América
do Sul
02 cartas
totalizando a América.
Cada carta contém as seguintes informações:
As regras do jogo
Objetivo:
Ficar com todas as cartas do baralho.
Preparação:
As cartas são distribuídas em número igual
para cada um dos jogadores. Cada jogador forma seu monte e só vê a primeira
carta da pilha. Como vimos anteriormente, as cartas possuem informações como: área
(km2), população estimada, densidade demográfica (hab./ km2), PIB (US$), IDH,
expectativa de vida e gastos com educação. É com estas informações que cada um
vai jogar.
O jogo
O primeiro a jogar escolhe, entre as
informações contidas em sua primeira carta, aquela que julgar ter o valor capaz
de superar o valor da mesma informação que se encontra na carta que seus
adversários têm em mãos. Por exemplo: se escolher a informação área(km2),
menciona-a em voz alta e abaixa a carta na mesa. Imediatamente todos os outros
jogadores abaixam a primeira carta de suas pilhas e conferem o valor da
informação. Quem tiver o valor mais alto ganha as cartas da mesa e as coloca
embaixo de sua pilha.
O próximo jogador será o que venceu a
rodada anterior. Assim prossegue o jogo até que um dos participantes fique com
todas as cartas do baralho, vencendo a partida.
Se dois ou mais jogadores abaixam cartas
com o mesmo valor máximo, os demais participantes deixam suas cartas na mesa e
a vitória é decidida entre os que empataram. Para isso, quem escolheu
inicialmente diz um novo item de sua próxima carta, ganhando as cartas da
rodada quem tiver o valor mais alto.
O participante cuja carta da rodada for a
que mostra o mapa da América, automaticamente ganha a rodada.
E o fator sorte?
Embora sua influência não possa ser
desconsiderada, torna-se inferior ao conhecimento que o aluno obteve ao estudar
a tabela disponibilizada. Por exemplo: se a carta for a que representa os
Estados Unidos, com certeza ele deverá escolher a informação sobre PIB, pois é
o maior do mundo e consequentemente, da América nesse parâmetro. Porém, se a informação
escolhida for Densidade demográfica, o risco de perder a rodada será, de certa
forma, grande, pois existem cerca de 21 países com tal parâmetro maior do que o
dos Estados Unidos. Portanto, o conhecimento das informações torna-se
primordial para o sucesso no jogo.
Certamente, num primeiro evento, talvez
pouquíssimos alunos entendam a importância de dar atenção à tabela, previamente
encaminhada, com todas as informações. Isso poderá ser tema de reflexão após a
atividade. Assim, a expectativa para uma revanche, com certeza demandará uma
preparação melhor por parte de todos.
Bem, jogo apresentado. Mas, os trabalhos no 'Laboratório de Dinâmicas' continua a todo vapor. Em breve, Europa!
veja também:
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 1 - "PIB: Ranking mundial"
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2 - "IDH: Ranking mundial"
Professor Marcos Bonanato
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