capítulo 2 - Capacitação Design Thinking
No
dia 30 de setembro, fui convidado a participar do Workshop “Competências
Empreendedoras na Escola” (Design
Thinking, Design Sprint, Canvas e outras metodologias), a cargo
da empresa Ideias do Futuro, que promoveu o projeto Startup In School nas unidades
da Etec, inclusive na de Praia Grande.
O Startup in School
é um programa de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico. Uma competição de 2
dias, em que os alunos criam uma startup baseada em aplicativo mobile, seu
protótipo e modelo de negócios. São trabalhados conceitos de programação e
competências empreendedoras. Até o primeiro semestre de 2017, mais de 600 alunos já participaram
do programa, que mantém altas avaliações.
Essa
capacitação foi direcionada aos docentes que ministram as disciplinas PTCC (Planejamento
do Trabalho de Conclusão de Curso), DTCC (Desenvolvimento do
Trabalho de Conclusão de Curso) e Coordenadores de Curso e de
Laboratório da Unidade Escolar local.
A
temática principal do curso foi em torno da questão: “por que desenvolver competências empreendedoras na escola?” e abordou diversas metodologias de
projetos e fomento ao empreendedorismo.
Um
dos pontos altos foi o aprendizado do Design Thinking - uma metodologia que aplica ferramentas do
design para solucionar problemas complexos. Propõe o equilíbrio entre o raciocínio
indutivo/ associativo, que alavanca a inovação, e a redução de riscos.
Posiciona as pessoas no centro do processo, compreendendo a fundo suas
necessidades.
E o foco principal
era a inovação na educação, principalmente nas seguintes abordagens:
Em práticas e estilo de ensino
No uso de materiais complementares nas salas de aula
No uso de materiais complementares nas salas de aula
No uso de dispositivos eletrônicos e internet na sala de aula
Na organização da classe
Nos métodos de avaliação utilizados nas salas de aula
Na organização da classe
Nos métodos de avaliação utilizados nas salas de aula
No fornecimento de educação complementar nas escolas
No âmbito da colaboração de professores nas escolas
Em mecanismos de feedback nas escolas
Nas relações externas das escolas
No âmbito da colaboração de professores nas escolas
Em mecanismos de feedback nas escolas
Nas relações externas das escolas
Nos métodos de gestão
Bem,
a capacitação transcorreu de forma dinâmica. Fomos divididos em grupos e nossa
tarefa era desenvolver um projeto educacional utilizando as ferramentas
abordadas. A equipe da qual fiz parte, propôs um projeto de capacitação de
professores na metodologia sala de aula invertida. O projeto ficou realmente
muito interessante e recebeu elogios de todos.
Realmente
foi sensacional poder participar desse evento.
Em breve, aqui no blog, vou
começar a postar artigos e dinâmicas utilizando Design Thinking.