publicado: 21/03/2018 atualizado: 05/07/2023
jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Oba! Mais um jogo saindo da oficina! E o tema, mais uma vez,
é sobre o Brasil, só que, agora, tendo as suas cinco Regiões em foco!
GeoDominó Brasil
REGIÕES
Espero que esse jogo atenda à demanda das turmas do 5º ano do
Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries, tais
como o 6º e o 7º também. A ideia aqui é
transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado
exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.
O objetivo do jogo é combinar a bandeira e o mapa do Estado
com o mapa da Região à qual pertence, ou seja, Norte, Nordeste, Centro-Oeste,
Sul ou Sudeste. Para ajudar na empreitada, inclui abaixo de cada mapa dos
Estados, o respectivo nome e, no mapa de cada Região, a sua respectiva
denominação.
Em resumo, o jogo conta com todos os Estados brasileiros e o
Distrito Federal, além das cinco regiões. E, para incrementar, adicionei peças
“curinga” com os mapas do Brasil e das Regiões. Seu objetivo é “destrancar” o
jogo quando for o caso.
Material
O jogo é composto por 40 peças, tais como no exemplo abaixo:
Há também a caixinha para guardar as peças:
Regras
As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de
dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.
- O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem
colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças.
As que sobrarem (neste caso, 12) ficarão disponíveis para “compras”.
- O jogo pode começar se algum dos participantes tiver uma
das peças “curinga” ou dobradas, que tem dois mapas iguais, de uma mesma
região. Esse critério de início pode ser mudado e definido pelo docente ou
pelos alunos.
- Cada jogador, no sua vez, deve colocar uma das suas peças
em uma das 2 extremidades abertas, de forma que o Estado de um dos lados
coincida com o mapa da Região à qual pertença e onde está sendo colocada. As peças
“curinga” ou dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua
localização.
- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se
acaba e passa-se ao jogador seguinte.
- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante,
tantas peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a
vez ao próximo jogador.
- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação
é chamada de bater. Ele venceu o jogo.
A promoção para receber gratuitamente este jogo encerrou-se em 01/05/2018
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
nossas redes sociais:
A promoção para receber gratuitamente este jogo encerrou-se em 01/05/2018
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
nossas redes sociais:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente: