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Outro
dia, passeando em uma loja de brinquedos, deparei-me com um jogo que chamou a
minha atenção e despertou o meu interesse. O nome desse jogo era “Sudoku Ilustrado” e, ao invés de
números, se jogava com figuras de meios de transportes. Daí, pensei... por que
não um sudoku geográfico?
Bem,
o sudoku é um tipo de quebra-cabeça que se baseia na concordância racional de
números. Ele é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser
únicos” (em japonês: Suuji wa dokushin ni
kagiru).
Geralmente, o jogo é composto por uma
grade 9X9 constituída de subgrades 3X3 denominadas de regiões. Certas células
já contêm números, chamados de dados. A finalidade do jogo é preencher as
células vazias, com um número em cada célula, de forma que cada coluna, linha e
região contenham os números 1-9 apenas uma vez.
Com
essa ideia na mente, parti logo para o laboratório. De cara, pensei nos Biomas
Brasileiros, mas, logo apareceu o primeiro obstáculo: os biomas são apenas
seis... e o sudoku requer nove números... O jeito foi apelar para o processo de
“adaptação”! Ao invés do tradicional 9x9, que tal um inovador 6x6? Calma... vou
explicar!
Componentes do jogo
a) FICHAS
Primeiramente,
especifiquei o tema “fauna” para identificar os biomas. Pesquisei os animais
que compõem cada bioma e decidi escolher seis representantes da sua respectiva
fauna. Ficou assim:
Amazônia: Arara-vermelha, Macaco-prego, Harpia,
Onça-Pintada, Ariranha e Uirapuru.
Caatinga: Sapo-cururu, Jaguatirica, Cutia, Tatu-bola,
Calando e Gambá.
Cerrado: Tamanduá-bandeira, Queixada, Porco-espinho, Paca,
Logo-guará e Cervo.
Pantanal: Jacaré-do-pantanal, Tucano, Anta,
Quati, Seriema e Iguana.
Pampa:
Lontra, Veado-campeiro, Garça, Capivara, Guaxinim e Perdiz.
Mata Atlântica: Tatu-canastra, Bicho-preguiça, Mico-leão-dourado,
Periquito, Jabuti e Sagui-da-serra.
Mas,
o sudoku não exige conhecimento de Geografia, mas sim o uso da lógica e
raciocínio para a sua resolução. Esse era mais um obstáculo. De que adianta um
jogo didático que não fosse... didático?
A
solução foi incluir alguns, digamos, dificultadores no processo. Sim, algo que
levasse o estudante a utilizar, repensar, relembrar e até consultar o conteúdo
dessa matéria, passado em sala de aula. Para isso, inclui mais três tipos de
biomas, que, claro, não são tipicamente brasileiros:
Tundra: Rena, Raposa e Urso.
Deserto:
Dromedário, Escorpião e Feneco.
Taiga: Alce, Marta e Esquilo.
Feito
e decidido, comecei a confecção das fichas: 36 com os animais dos Biomas
Brasileiros e mais 9 com os animais dos outros biomas, totalizando 45 fichas. Porém,
para evitar alguma perda, ou possibilitar mais jogos simultâneos, dobrei o
número das fichas (90).
Veja
abaixo um modelo de uma fichinha de cada bioma:
b) GRADE
No
sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os
números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta
espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos
quadrados menores (de 9 células). No GeoSudokuBiomas
Brasileiros– Fauna (sim, esse é o nome do
nosso jogo), fiz a adaptação para uma grade de 36 casas, pois, como já
comentei, ao invés de 9 números, temos 6 biomas!
Essa
grade é dividida em 6 subgrades com 6 células (ou casas ou quadrados) cada,
conforme mostra a figura abaixo:
Um
fato importante é que, junto com o jogo, são disponibilizadas duas grades. Mas,
nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e distribuídas
aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha, ou se preferir,
poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.
c) APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d) CAIXINHA
Há também a
caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:
Regras / forma de jogar
O
jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo,
com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas
regras básicas deverão ser observadas:
1)
O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas fichas:
2)
O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas dos 6 Biomas
Brasileiros, entre Amazônia, Caatinga,
Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica(apenas um Bioma Brasileiro em cada casa)
de acordo com o seguinte:
a.
O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada linha (mesmo que o animal seja diferente):
b.
O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada coluna (mesmo que o animal seja diferente):
c. O
Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra (mesmo
que o animal seja diferente):
Em resumo: um Bioma (Brasileiro) pode
aparecer apenas uma vez na linha, na
coluna ou na subquadra(mesmo que o animal seja diferente).
Notou que eu citei várias vezes a expressão
Bioma (Brasileiro)? Sim, foi para deixar bem claro que os
biomas Taiga, Deserto e Tundranão podem ser
incluídos na grade. Estão presentes no jogo apenas para dificultar um pouco a
tarefa do estudante.
Ajuda aos estudantes
As possibilidades:
O
primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os biomas que
poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma
dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos que têm
mais biomas-pista já dispostos.
Nas casas em que só há uma possibilidade, o
aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e
exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve
repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.
dicas de impressão:
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Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”