jogos didáticos
jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
29º tema:
História:
tempo, espaço e formas de registros
OBJETOS DE CONHECIMENTO
As
origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
HABILIDADES
(EF06HI03)
Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua
historicidade
e analisar os significados dos mitos de fundação.
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano, este jogo, especificamente contempla
as origens do ser humano, comparando diferentes visões a respeito da origem da vida
no planeta, o homem do Paleolítico e sua comparação com o do Neolítico, etc.
FONTES DE PESQUISA
Todas
as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros
didáticos da disciplina de História relacionados com a unidade temática: ”As origens do ser humano”.
b) apresentação e
entrega
c) cartas
São
90 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Os moldes,
para imprimir e cortar, no arquivo em formato PDF, estão distribuídos em 5
páginas. Cada carta contém uma pergunta e três alternativas para resposta. Além
disso, mostra também qual é a alternativa correta.
O
tema principal, “As Origens do Ser Humano” está dividido em nove subtemas:
cartas
de 01 a 10 – Criação ou evolução;
cartas
de 11 a 17 – Hominídeos;
cartas
de 18 a 26 – O gênero homo;
cartas
de 27 a 38 – A vida humana no Paleolítico;
cartas
de 39 a 54 – Agricultura e o Neolítico;
cartas
de 55 a 68 – O surgimento do comércio e das cidades;
cartas
de 69 a 76 – Descoberta do uso dos metais;
cartas
de 77 a 84 – Nascimento do Estado e da escrita;
cartas
de 85 a 90 – Cronologia.
Abaixo,
o exemplo detalhado de uma das cartas:
d) caixinha
Junto
com o molde das cartas para imprimir e montar, segue também, para imprimir e
montar, o molde da caixinha, para guardá-las.
e) regras (sugestão)
Dividir
os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num
monte só, com a face voltada para baixo.
Em seguida, pode se fazer um sorteio
para decidir quem começa.
O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte
e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo
o cuidado de que este não veja a resposta.
Se ele acertar, fica com a carta.
Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O
jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e
faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.
É
importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da
duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o
jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele
que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema e também estabelecer as suas próprias regras.
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
Fontes: Araribá mais : história : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Claudia Fernandes. -- 1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Fernandes, Ana Claudia. Braick, Patrícia Ramos - Estudar história : das origens do homem à era digital : manual do professor / Patrícia Ramos Braick, Anna Barreto. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Barreto, Anna. II. Título. Boulos Júnior, Alfredo História sociedade & cidadania : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Alfredo Boulos Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo : FTD, 2022. Componente curricular: História. ISBN 978-85-96-03551-4 (aluno) ISBN 978-85-96-03552-1 (professor) 1. História (Ensino fundamental) I. Título. 22-115042 CDD-372.89. Dicionário de História do Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril – Editora Abril e várias outras obras.